Padre Valentin Steffanoni
Padre Antonio de Jesus Sardinha
O fato do Reitor não residir na casa é assumido conscientemente tanto pela Diocese como pelos seminaristas, significando, da parte da Diocese um gesto de confiança, e da parte dos seminaristas, um compromisso de responsabilidade.
A ligação com a Diocese se dava pela presença dos seminaristas em diversos momentos ao longo do ano, como nas reuniões do Clero (Julho, Dezembro, fevereiro, Semana Santa), nas Assembleias Diocesanas, Cursos e Encontros Diocesanos, na Romaria, Escola de Animadores, Semanas Vocacionais, estágio pastorais e presença nas paróquias em tempos maiores de férias.
Em 1990 o CEARP fecha o seu curso de filosofia e os seminaristas começam a estudar em Batatais, Faculdades Claretianas. Em 1994, inicia-se o curso de filosofia no Seminário de Brodowski, assim como o curso de Teologia tão logo viesse a ser iniciado em Brodowski.
Depois de muita reflexão, achamos por bem, fechar a Casa de Formação e todos os seminaristas da Diocese de Jales, foram residir no Seminário Maior Maria Imaculada da Arquidiocese de Ribeirão Preto, na cidade de Brodowski, isto ocorreu no de 1997. Nos finais de semana os seminaristas realizavam o estágio pastoral nas paróquias da Arquidiocese. Vindo para Diocese de Jales, apenas nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro), Semana Santa e demais momentos diocesanos onde os mesmos eram convidados a participarem, como já, mencionado acima.
Porém, foi se notando que o fato de estar numa realidade pastoral bem diferente da realidade diocesana, e pelo fato de valorizarmos a Sub-Região RP2, a diocese de Jales no ano de 1998, deixa de residir em Brodowski e passa a residir no Seminário Sagrado Coração de Jesus, da diocese de São José do Rio Preto, e os estudos passam a ser realizados no ARCE: (Associação Rio-Pretense Católica de Ensino).
Depois desta experiência em conjunto, chegamos a conclusão que o melhor seria voltar a ter nossa “Casa de Formação”, para cultivar a diocesaneidade, mantendo nossa identidade, onde cada diocese deveria ter seu próprio seminário. Por não ter um prédio próprio, alugamos uma casa na cidade de São José de Rio Preto.
Isso aconteceu no ano de 2002. E os estudos continuaram sendo realizados no ARCE com todas as dioceses e Comunidades Religiosas do RP2. Neste período, estudavam as dioceses de Barretos, Jales e São José do Rio Preto, Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus de Olímpia, Comunidade Mar a Dentro, Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, e a diocese de Ituiutaba-MG. Posteriormente foram criadas as dioceses de Catanduva, no ano 2000 e Votuporanga no ano de 2016, desmembrando do território da diocese de São José do Rio Preto.
Passados aproximadamente 10 anos, tivemos a grata satisfação de receber ajuda de doações vindas da Itália, por intermédio do padre Giuliano Vittório Todesco, e conseguimos comprar a casa onde morávamos na Rua Stellio Machado Loureiro.