Durante todo o dia de ontem, domingo, dia 8 de dezembro, lideranças leigas de pastorais, movimentos e organismos da Diocese de Jales, bem como o clero diocesano, estiveram reunidos na Escola Vocacional na última Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado do ano de 2024.
Mais de 100 pessoas participaram da reunião, que teve como objetivo atualizar o Planejamento Pastoral Diocesano para 2025, tomando em consideração, de modo especial, as orientações sinodais, o projeto evangelizador das rádios Assunção FM, Regional FM e Educadora FM, como também do Conselho Diocesano de Leigos (CDL).
O encontro foi iniciado com uma oração conduzida pelos seminaristas e, logo após, o bispo Dom Reginaldo Andrietta e o Pe. Edvagner Tomaz da Cruz explanaram sobre algumas orientações sinodais para a diocese.
TRABALHO EM GRUPOS
O primeiro assunto a ser tratado no trabalho em grupos foi sobre as rádios da Diocese de Jales, abordando temas como hábito de ouvir as rádios, quais programas mais ouvidos, qual o objetivo da diocese com as rádios e como as Paróquias/Quase-Paróquias e Comunidades estão contribuindo com a missão das rádios.
Após o almoço, o assunto trabalhado foi sobre o Conselho Diocesano de Leigos em relação as situações desafiantes na realidade dos leigos e leigas na diocese e como o CDL pode auxilia-los.
O QUE É CDL
O Conselho Diocesano de Leigos é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas na Diocese de Jales. O CDL existe para promover o protagonismo laical de comunhão no Povo de Deus, portanto, de encontro, diálogo, serviço e corresponsabilidade na Igreja, em função de sua missão na sociedade.
Os cristãos leigos, iluminados pelo Evangelho, atuam na realidade cotidiana com sua missão fundamental de evangelizar a partir das diversas realidades como a família, trabalho, cultura, estudos, vida pública e economia, em função da justiça e paz social.
Os objetivos do CDL são:
– Articular os cristãos leigos para sejam sujeitos de evangelização no mundo na perspectiva da missão sociotransformadora e libertadora.
– Contribuir para o desenvolvimento dos ministérios laicais com o espírito de comunhão eclesial.
– Promover o protagonismo do laicato e a participação nos processos de planejamento e execução de suas ações evangelizadoras na Igreja Diocesana.
As metas e meios do CDL:
- Despertar a consciência nos cristãos leigos sobre seu papel evangelizador no mundo:
– Rodas de conversa entre cristãos leigos, sobretudo em pequenos grupos.
– Grupos de estudo sobre documentos da Igreja: 105 (CNBB) e Doutrina Social da Igreja e outros, com representantes dos CPPs.
– Motivar os leigos a participarem da Escola de Animadores da Diocese, como professores e alunos.
– Celebração do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas na Solenidade de Cristo Rei do Universo.
– Difusão da missão dos cristãos leigos nas mídias sociais.
- Articular o Conselho de Leigos nas Paróquias/Quase-Paróquias e Setores.
– Organização do Conselho de Leigos a partir do Conselho de Pastoral.
– Encontros Diocesanos de Cristãos Leigos e Leigas.
- Garantir a sustentabilidade financeira do CDL.
– Orçamento anual.




































