Padres da Diocese de Jales participam de Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros

Teve início no dia 1º de outubro e segue até o hoje, dia 3, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), o Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, organizado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Mais de 250 padres participam da iniciativa que buscou aprofundar temas relacionados à transmissão da fé na cultura atual, dentre eles os padres da Diocese de Jales: Eduardo Rodrigues Magnani e Claudemir Ortunho.

Ao portal da CNBB, o arcebispo destacou que as grandes preocupações e oportunidades que se tem para a evangelização, especificamente na Iniciação à Vida Cristã, é um sinal de grande esperança. E que já é sabido a preocupação que a CNBB tem, na prática, com relação à catequese, às crianças, aos jovens e adultos.

“Como transmitir a fé para eles? Como garantir um pertencimento e um vínculo com a comunidade? Como testemunhar Jesus Cristo para não falar sobre Jesus, mas de Jesus a partir do meu testemunho?”, indaga dom Leomar.

Dom Leomar destacou que, no seminário, o clero tem se manifestado muito atento, interativo, interlocutor e procurando alargar as reflexões para que se possa encontrar caminhos.

“Estarmos juntos, rezarmos juntos e pensarmos juntos já é grande sinal de boa perspectiva. Hoje nós temos certeza de que algo novo precisa ser feito na evangelização e as novas diretrizes vão nessa direção. A Iniciação à Vida Cristã não pode ser vista de forma desconectada com as questões relativas às Diretrizes”, pontuou.

 

ABC da Iniciação à Vida Cristã

Responsável pela conferência sobre o “ABC da Iniciação à Vida Cristã”, o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Wagner Carvalho, fez com que os participantes refletissem sobre terminologias e momentos celebrativos.

Dividida em três partes, o estudo se propôs, primeiro, a definir a natureza da iniciação e justificar o motivo para que a Igreja escolha como itinerário a formação do discípulo missionário. A segunda parte se concentrou na definição dos conceitos e, por último, destacou os desafios e oportunidades daquilo que está se falando na iniciação.

 

Querigma

Mariana Venâncio, também assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, proferiu no segundo dia de Seminário uma conferência sobre o “Querigma”, no qual destacou o seu significado, finalidade, pressupostos, decorrências e, ainda, como anunciá-lo.

Em entrevista ao portal da CNBB, Mariana salientou que aquele que acolhe o Querigma sente o amor do Pai, “sente-se envolvido por esse amor e sente então a necessidade de viver uma vida nova”. Por isso, segundo ela, abre-se a conversão e sente-se a necessidade da graça de Deus que se dá pelo Espírito Santo em comunidade.

 

Fonte: Portal da CNBB / texto por Larissa Carvalho.

 

 

Fotos: Giany Costa

Últimos Posts