Museu Diocesano

Durante as celebrações do jubileu dos 50 anos da Diocese, celebrados no ano de 2010, foi levantada a ideia de se ter um museu diocesano, com o objetivo poder conservar a história da diocese através dos objetos e utensílios usados pelos primeiros bispos e padres que passaram por aqui. E também resgatar momentos importantes da história da diocese para que não fiquem perdidos.

Para isso, foi constituída na época uma pequena equipe de padres e leigos, que começaram a discutir o projeto. Foram feitas algumas reuniões com uma museóloga de São Paulo, e levantou-se também a possibilidade desse projeto ser acompanhado pela Associação de museus do Brasil.

E agora que a antiga cúria está totalmente reformada, sentiu-se que era tempo de retomar o assunto e colocar em prática os anseios de se ter um museu, juntamente com uma biblioteca diocesana.

Com isso, ficou incumbido o padre Trindade, que visitou vários museus pela Europa, de trazer algumas ideias, que, analisadas juntamente com essa equipe, para poder colocar em prática a abertura do Museu. A equipe ficou assim constituída: Dom Demétrio, padre Trindade, padre Onivaldo, padre Sardinha, padre Arnaldo, padre Miguel, irmã Maria Isabel e Tereza Buzo. Certamente essa equipe também poderá ampliada com outras pessoas que se interessarem.

A partir dessa formação, padre Trindade, juntamente com a irmã Maria Isabel e alguns voluntários começaram a organizar o museu e a biblioteca.

Em decorrência disto, ficou incumbido o padre Trindade de formar uma Comissão diocesana de Arquitetura, arte sacra e Bens Culturais da Igreja, que é obrigatório haver em cada diocese. Essa comissão se reúne mensalmente nas dependências do museu, para analisar projetos das construções e reformas das igrejas na diocese de Jales.

O museu, que já foi inaugurado está agora precisando de uma pessoa voluntária que possa doar seu tempo para cuidado de todo o patrimônio que se encontra no seu interior. E também já fica à disposição das escolas e turmas de catequese para agendarem uma visita, que será uma bela experiência.

Para divulgar esse trabalho e ser acompanhado, será colocado no site da diocese, vários artigos e notícias dos trabalhos realizados pela equipe do Museu e também da Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra e Bens Culturais da Igreja.