Por Bruno Gabaldi
Assessor de Comunicação da Diocese de Jales
Na noite de terça-feira da Semana Santa, 31 de março, a Catedral Nossa Senhora da Assunção acolheu a celebração da Missa dos Santos Óleos. A eucaristia foi presidida por Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales, e concelebrada pelos presbíteros da Diocese.
Durante a celebração, os sacerdotes renovaram as promessas assumidas no dia da ordenação, reafirmando o compromisso com o ministério e com o povo de Deus. A missa também expressou, de forma concreta, a unidade diocesana com a participação dos seminaristas e lideranças leigas das paróquias, quase-paróquias e comunidades, bem como das pastorais e movimentos da Diocese.
Durante homilia, Dom Reginaldo destacou que “neste memorial, recordamos o mandamento do amor: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. Nós, ministros ordenados renovamos hoje nosso compromisso de amarmos intensamente como Jesus até o fim.”
Dom Reginaldo reforçou que durante a celebração são consagrados três óleos: o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e do crisma. “O óleo dos catecúmenos significa a libertação do mal e a força de Deus concedida aos que se preparam para nascer pela água e pelo espírito. O óleo dos enfermos significa a força do espírito de Deus para quem sofre provações, enfrenta a dor e se defronta com a eminência da morte. O óleo do crisma, uma mistura de azeite de oliva e bálsamo, que possui um perfume especial, significando que o cristão deve exalar o bom perfume de Cristo, que é o Espírito Santo. Ele é utilizado no batismo, na crisma, nas ordenações e na dedicação de igrejas. Pela unção que todos recebemos, configuramo-nos a Cristo, constituindo-nos nele um povo santo e santificador.
A celebração foi transmitida pelas rádios diocesanas Assunção 89,3 FM, Regional 103,5 FM e Educadora 99,1 FM, além das redes sociais da diocese.
ORDENAÇÕES DIACONAIS
Também durante a celebração, Dom Reginaldo apresentou os quatro seminaristas que terminaram o período de estudo no seminário diocesano, anunciando que serão ordenados diáconos no dia 23 de maio, sábado, às 15h, na Catedral de Jales.
Ao final da missa, a Catedral, em nome do clero e de toda a diocese, entregou a Dom Reginaldo a imagem do Cristo Bom Pastor. “Entregamos essa imagem para que seja uma lembrança dessa diocese, desse povo. E que o Bom Pastor seja inspiração para o seu pastoreio em nosso meio”, disse Pe. Valter Lucato Campano Junior, pároco da Catedral.




































































































