MCC da Diocese de Jales promove 11º Encontro para Jovens Cursilhistas

Por Pe. Washington Henrique da Conceição – assessor eclesiástico do MCC 

 

Ontem, dia 14 de setembro, a Paróquia São Benedito de Urânia acolheu o 11º Encontro de Jovens Cursilhistas da Diocese de Jales, reunindo dezenas de participantes que vivenciaram um dia intenso de formação, espiritualidade e partilha fraterna.

As atividades foram organizadas em oficinas dinâmicas e atuais, que abordaram temas como o cuidado com a Casa Comum, a formação da identidade pessoal, a vivência do sacramento da reconciliação, reflexões sobre a juventude e a inteligência artificial, sempre em sintonia com a missão evangelizadora da Igreja e com as inquietações do tempo presente.

O ponto alto do encontro foi a celebração eucarística, celebrada no dia da Exaltação da Santa Cruz, festa litúrgica que recorda a vitória de Cristo sobre a morte e nos convida a abraçar a cruz como sinal de esperança e redenção. A Palavra proclamada iluminou o compromisso dos jovens: seguir a Cristo de modo alegre, corajoso e perseverante, mesmo diante das dificuldades.

No final do dia, os jovens participaram de uma roda de conversa com o Pe. Rodolfo C. de Oliveira, que trouxe reflexões sobre os desafios da juventude e a importância de uma fé enraizada em Cristo.

Este encontro acontece em pleno Ano Jubilar, tempo de graça em que a Igreja nos recorda a misericórdia de Deus e nos convida à conversão e ao testemunho. Para os jovens cursilhistas, o Jubileu é também ocasião de renovar o ardor missionário e a alegria do anúncio.

O Movimento de Cursilho de Cristandade, nascido na Espanha na década de 1940, tem como carisma levar as pessoas a um encontro vivo e pessoal com Cristo, impulsionando-as a serem fermento de Evangelho nas realidades em que vivem: família, trabalho, escola, universidade e sociedade. É um movimento que busca formar líderes cristãos para transformar o mundo “de dentro para fora”, começando pelo coração

 

Últimos Posts