Neste domingo, feriado de 7 de Setembro, o Santuário Nacional de Aparecida receberá a 38ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores. Organizada pela Pastoral Operária e pelo Serviço Pastoral dos Migrantes, em parceria com diversas pastorais e movimentos populares, a romaria deverá reunir grande público.
São esperados participantes de diversas localidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, que estarão no Santuário Nacional para celebrar a devoção à Nossa Senhora Aparecida no dia da Independência do Brasil.
As atividades da Romaria começam às 06h30, com concentração dos devotos em frente à Basílica Histórica. Às 07h30 acontece a mística de oração na Praça de Nossa Senhora Aparecida, em frente à Basílica Histórica.
Às 08h30, uma procissão levará os fiéis pelas ruas da cidade até a fachada sul do Santuário Nacional. Na Tribuna Bento XVI, acontece o 31º Grito dos Excluídos, que desde 1995 é realizado juntamente com a Romaria dos Trabalhadores.
Na sequência, às 12h, será celebrada a Santa Missa da Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores e Grito dos Excluídos. Presidirá dom Reginaldo Andrietta, Bispo de Jales (SP).
Participação popular e demonstração de fé
A edição de 2025 do Grito dos Excluídos tem como lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. Segundo a organização, o tema dialoga diretamente com o contexto global de crises climáticas, desigualdades sociais e ameaças crescentes à democracia.
O movimento reafirma a importância da participação popular, da soberania nacional e da resistência a ingerências políticas internas e externas que atentem principalmente contra os mais vulneráveis.
“O trabalho e a fé são elementos presentes e potentes na nossa vida. Por isso, anunciamos a possibilidade e certeza do mundo justo construído dia após dia com nossa coragem de trabalhadoras e trabalhadores que somos. Essa força que vem de nossa união, de nossa fé em Deus e devoção à Nossa Mãe Aparecida”, diz a divulgação oficial da Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores.
Transmissão
Os devotos que quiserem acompanhar a Santa Missa podem assistir ao vivo pela TV Aparecida e pelo YouTube oficial do Santuário Nacional.
Fonte: Portal a12 / Escrito por Ronaldo Casarin
Assista pelos links:
– TV Aparecida:
– Santuário Nacional de Aparecida AO VIVO:

 
								 
								 
													 
								 
								 
								