Por Bruno Gabaldi
Assessor de Comunicação da Diocese de Jales
Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Diocese de Jales, por meio da Cáritas Diocesana, promoveu o curso sobre Doutrina Social da Igreja, ministrado pelo Frei Olavio José Dotto, da Ordem dos Frades Menores (OFM), dos Franciscanos.
Os primeiros a receberem a formação foram os seminaristas da Diocese de Jales, na quinta-feira (25), no seminário em São José do Rio Preto. Na sexta-feira (26), foi a vez do clero e no sábado (27) e no domingo (28) os leigos(as) e os religiosos(as), na Escola Vocacional, em Jales/SP, reunindo cerca de 200 pessoas.
De acordo com o Frei Olavio, em entrevista, “a caridade é a centralidade do evangelho de Jesus Cristo e da Doutrina Social da Igreja. A doutrina nasceu com a Encíclica Rerum Novarum, publicada em 1891, pelo Papa Leão XIII, com o intuito de trazer um posicionamento da Igreja diante das mudanças sociais e econômicas da época com a Revolução Industrial.”
Ainda segundo o frei, “a Sagrada Escritura fala muito sobre regras e preocupações sociais, principalmente no antigo testamento. Também desde o início da Igreja, os santos padres tiveram a preocupação com os problemas sociais que afetavam os cristãos, por isso escreviam e se posicionavam. A partir de Leão XIII, a Igreja Católica compilou esses ensinamentos do magistério e publicou o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, que pode ser acessado na internet.”
Questionado sobre qual assunto atual Papa Leão XIV deverá escrever futuramente, o Frei Olavio Dotto afirmou que “ele já deu indícios que irá publicar uma encíclica sobre a nova revolução industrial: a inteligência artificial e seus desenvolvimentos que trazem novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho.”
APROFUNDAMENTO
Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales, também participou do curso e reforçou que o cristão católico deve se aprofundar em temas com a Doutrina Social da Igreja, para entender melhor qual o ensinamento da Igreja sobre a realidade social do mundo do trabalho, da família, da economia, da justiça social, da política, do cuidado com os pobres, e outros temas.
“É importante dizer que a Doutrina Social da Igreja é uma reflexão à luz do Evangelho sobre as realidades humanas e sociais, com o objetivo de orientar o comportamento cristão”, disse Dom Reginaldo.
CURRÍCULO
Frei Olavio José Dotto (OFM) é um frade franciscano da Província São Francisco de Assis no Rio Grande do Sul. Ele é mestre em Teologia da Práxis Cristã pela FAJE/BH; Coordenador do Curso de Teologia e professor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF – 2013 a 2015. Atuação há mais de 20 anos na articulação da Igreja nos diálogos junto aos Movimentos Populares; Assessor na Pós em Dimensão Social da Fé – parceria entre Comissão Episcopal Sociotransformadora, CEFEP e UNICAP/PE; Assessor da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora/CNBB no período 2016 a junho de 2024; atualmente reside em Gravataí – região metropolitana de Porto Alegre/RS – atuando na Paróquia Rede de Comunidades São José. Responsável pela Formação Permanente na Província São Francisco de Assis.