Estão abertas as inscrições para a Escola de Animadores de Comunidades da Diocese de Jales. A nova turma iniciará os estudos nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026. O curso é voltado apenas para leigos(as) acima dos 18 anos de idade.
A Diocese de Jales tem como objetivo dar oportunidade cada vez melhor de formação aos leigos e leigas que atuam nas comunidades. Por isso a Escola de Animadores é um dos meios de formação. As nossas comunidades crescem à medida em que cada leigo (a) corresponde à confiança que a comunidade deposita em cada um e sua decisão de participar da Escola de Animadores foi uma resposta, com certeza, consciente e responsável do seu papel de animador e evangelizador na Igreja e no mundo.
Para participar da escola cada participante deverá preencher a ficha de inscrição até o dia 20 de fevereiro de 2026 no escritório de sua paróquia ou comunidade.
ORIENTAÇÕES SOBRE A ESCOLA DIOCESANA DE ANIMADORES DE COMUNIDADES
- CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DA ESCOLA:
1. O candidato (a) precisa estar engajado (a) na comunidade.
2. Ser escolhido (a) pela comunidade.
3. Ser assumido (a) pela comunidade quanto ao pagamento da taxa e material de estudos.
4. O candidato pode ser da zona rural, zona urbana ou de áreas de Pastoral ou movimento a nível Diocesano, desde que estes últimos sejam indicados pela própria área ou movimento.
5. A pessoa escolhida deve assumir o compromisso de participar de todas as etapas, visto que
quem participa da escola não está participando em seu nome e sim em nome da Comunidade, área ou movimento.
- DURAÇÃO DA ESCOLA: A duração da escola é de dois anos e meio distribuída em 5 (cinco) etapas e cada uma delas é dividida em dois momentos.
- OBJETIVO DA ESCOLA: A escola quer proporcionar FORMAÇÃO ao cristão leigo(a) para que seja capaz de animar, coordenar e servir a comunidade.
- CONTÉUDOS DAS ETAPAS:
1ª ETAPA – BÍBLIA dando ênfase ao tema JESUS CRISTO.
2ª ETAPA – IGREJA dando um caráter mais eclesiológico.
3ª ETAPA – LITURGIA dando um caráter prático.
4ª ETAPA – SACRAMENTOS com caráter celebrativos e pastoral.
5ª ETAPA – AÇÃO EVANGELIZADORA com maior espaço para reflexão sobre as Diretrizes da Ação Pastoral da Igreja no Brasil e também a caminhada da Diocese com suas pastorais.
Obs.: Cada etapa conta com um coordenador específico.
- ACOMPANHAMENTO: A pessoa indicada para o acompanhamento do animador após cada etapa é o coordenador do Setor, embora possa solicitar ajuda de outras pessoas do seu setor.
- TAXA: O participante não pagará taxa alguma, porque esta é assumida pela comunidade que o envia.
- OUTRAS OBSERVAÇÕES: A escola não foi feita só para passar conteúdos, de modo que o participante será sujeito ativo no processo formativo. – Nos dias da realização da escola, ela quer proporcionar uma convivência fraterna e comunitária, por isso, o participante deve estar aberto para acolher o outro. Deve ter espírito comunitário, capaz de conviver com os outros. – Nestes dias o participante ajudará nos trabalhos da casa como: lavar louças, arrumar o refeitório, limpeza dos banheiros, corredores, salas e ainda na participação das orações e da missa. – Cada participante deverá trazer: bíblia, caderno, caneta, roupa de cama e objetos de higiene pessoal.
- FUNCIONAMENTO: – Dia 21/02/2026 – Chegada às 7h30. – Dia 22/02/2026 – Encerramento com almoço às 12h00.
- TAXA: R$ 150,00 – assumida pela comunidade.
