Bruno Gabaldi
Assessor de Comunicação da Diocese de Jales
No sábado, dia 27 de dezembro, Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales, celebrou seus 10 anos de ordenação episcopal presidindo a Santa Missa no Santuário Diocesano da Santíssima Trindade.
A celebração eucarística foi concelebrada pelo bispo emérito Dom Demétrio Valentini, pelos padres Valter Lucato Campano Junior, Eduardo Rodrigues Magnani, Claudemir Ortunho, Jean Ferreira, Vitor Rafael, Antonio de Jesus Sardinha e Edvagner Tomaz da Cruz e pelo diácono Irineu José Teixeira Lisboa. A missa também contou com a participação de consagradas e religiosas, bem como dos leigos(as).
Celebrando a Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, Dom Reginaldo lembrou, durante homilia, que nesta mesma festa da Igreja ele foi ordenado bispo há 10 anos, na Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana-SP. “É graça de Deus ter sido escolhido por Ele e, claro, um agradecimento especial ao Papa Francisco, e hoje reverenciando o Papa Leão XIV, também exerço essa missão que é compartilhada com o presbitério da diocese e extensiva aos cristãos leigos e leigas, pois assumimos a missão apostólica em conjunto. Eu não sou digno, mas Cristo quis contar comigo. Hoje, celebrando esses 10 anos, elevo a Deus uma prece de gratidão e, também, peço súplicas por mim, para que eu seja fiel nessa missão”, disse Dom Reginaldo.
O bispo, ainda em homilia, entoou uma canção cantada em sua ordenação, com os dizeres: “Tu me cativaste meu Deus e Senhor. / Eu já não consigo esquecer teu amor”, tudo para dizer que o amor de Cristo o impele para seguir em frente, junto com toda a comunidade cristã, na busca da fraternidade, do amor e da justiça, e do bem comum, assim como traz no seu lema episcopal “A Serviço do Bem Comum”.
Por fim, Dom Reginaldo agradeceu a presença de toda a comunidade diocesana, em especial, a presença de sua irmã Regina Andrietta Hypolito, seu cunhado Ricardo Hypolito e sua sobrinha Luciana Hypolito.
BIOGRAFIA
Dom Reginaldo Andrietta é natural de Pirassununga-SP, Diocese de Limeira. Foi nomeado bispo de Jales no dia 21 de outubro de 2015 pelo Papa Francisco e sua ordenação aconteceu no dia 27 de dezembro de 2015, na Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana-SP, pelas mãos de Dom Luiz Demétrio Valentini, bispo emérito de Jales (bispo sagrante), tendo a participação de vários outros bispos, padres, diáconos, seminaristas, diocesanos de Jales e de outras dioceses, além de familiares e amigos de Dom Reginaldo. Sua posse na Diocese de Jales ocorreu no dia 31 de janeiro de 2016.
Antes de ser nomeado como bispo de Jales, José Reginaldo Andrietta trabalhou como Assessor Nacional da Juventude Operária Católica Brasileira (JOC), nomeado pela CNBB (de março de 1983 a setembro de 1987); foi vigário paroquial das Paróquias São Cristóvão e Santa Terezinha de Limeira (Projeto Pastoral Periferia da Cidade de Limeira) e Assessor Nacional da Juventude Operária Católica da Argentina (de novembro de 1986 a dezembro de 1990); assessor continental da Juventude Operária Cristã Internacional para as Américas do Sul, Central e do Norte, e do Caribe, com sede no Equador (de janeiro de 1991 a novembro de 1994); vigário paroquial das Paróquias Nossa Senhora do Carmo e São Benedito de Americana – SP (de dezembro de 1994 a fevereiro de 1997); foi Vice-Coordenador e Orientador de Estudos do Propedêutico e Membro da Equipe de Formadores do Seminário da Diocese de Limeira (de dezembro de 1994 a fevereiro de 1997); foi assessor nacional da JOC dos Estados Unidos, com sede em Baltimore – MD (de abril de 1997 a fevereiro de 2000); Assessor Mundial da JOC Internacional, com sede em Bruxelas, Bélgica; acompanhamento do trabalho desta organização, especialmente no continente africano (de março de 2000 a agosto de 2006); foi vigário paroquial da Paróquia Sagrada Família (Schaerbeek), Bruxelas, Bélgica (de agosto de 2000 a junho de 2003); vigário paroquial para a Unidade Pastoral Kerkebeek: Paróquias Santa Suzana e Sagrada Família (Schaerbeek); Nossa Senhora e São Vicente (Evere); e Santa Elisabete (Haren), Bruxelas, Bélgica (de julho de 2003 a junho de 2009); foi pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Americana – SP (de setembro de 2009 a dezembro de 2015); diretor eclesiástico da Diaconia São Judas Tadeu de Americana (de setembro de 2009 a dezembro de 2015); professor de Teologia Pastoral do Centro Diocesano de Formação Teológica da Diocese de Limeira (de março de 2011 a dezembro de 2015); e membro do Conselho de Presbíteros da Diocese de Limeira, como representante da Região Sul (de janeiro de 2014 a dezembro de 2015).






