Cáritas Diocesana de Jales encerra Jornada Mundial dos Pobres de 2025 com celebração do Jubileu da Esperança

Por Bruno Gabaldi

Assessor de Comunicação da Diocese de Jales

 

Entre os dias 9 e 16 de novembro, a Diocese de Jales vivenciou a 9ª Jornada Mundial dos Pobres e a Semana da Solidariedade, realizando ações concretas com objetivo de promover a dignidade da pessoa humana.

No dia 9 de novembro, colaboradores da Cúria Diocesana de Jales visitaram o Projeto Corpo e Mente em Movimento, que tem como mantenedora a SACRA (Sociedade Assistencial e Cultural da Região da Alta Araraquarense), braço assistencial da Diocese de Jales e que conta com apoio da Cáritas Diocesana.

A visita teve como objetivo fazer com que os colaboradores se integrassem com as crianças do projeto, conversando e conhecendo o espaço. O momento de integração contou com oração e partilha de alimentos.

Já na manhã do sábado, dia 15, a Pastoral Povo da Rua realizou uma ação na Praça João Mariano de Freitas, mais conhecida como “Praça do Jacaré”, com a promoção de um café da manhã com cerca de 14 homens em situação de rua, além de ser um momento de escuta, convivência e oração.

 

JUBILEU

A Jornada foi encerrada no Dia Mundial dos Pobres, 33º Domingo do Tempo Comum, 16 de novembro, com a Santa Missa na Catedral de Jales às 9h30, celebrando, também, o Jubileu da Cáritas Diocesana e Cáritas Paroquiais.

A celebração foi presidida pelo Pe. Jean Ferreira, assessor eclesiástico da Cáritas Diocesana. Com o lema “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5), o encerramento da 9ª Jornada Mundial dos Pobres convidou todo os cristãos a criarem sinais de esperança em todos os ambientes.

O Papa Leão XIV, em sua mensagem para esta Jornada, afirmou que “o convite bíblico à esperança traz consigo o dever de assumir, sem demora, responsabilidades coerentes na história”.

A Santa Missa foi animada pelo grupo “Tocando e Encantando”, um projeto da Cáritas Paroquial da Paróquia Cristo Luz do Mundo, em Ilha Solteira/SP.

O projeto existe há 11 anos em Ilha Solteira e tem como monitor e voluntário Dijalma Nunes dos Santos, utilizando da música uma ferramenta de transformação na vida das crianças, adolescentes e jovens, bem como de suas famílias.

 

Colaboradores da Cúria Diocesana de Jales visitaram as crianças atendidas no Projeto Corpo e Mente em Movimento, no dia 10 de novembro

Integrantes da Pastoral Povo da Rua promoveram um café da manhã com moradores em situação de rua na Praça João Mariano de Freitas, no dia 15 de novembro

No Dia Mundial dos Pobres, 16 de novembro, membros das Cáritas Diocesana e Cáritas Paroquiais celebraram o Jubileu 2025 “Peregrinos de Esperança”, na Catedral de Jales

Pe. Jean Ferreira, assessor eclesiástico da Cáritas Diocesana, presidiu a Santa Missa
A celebração foi animada pelas crianças, adolescentes e jovens do projeto “Tocando e Encantando” de Ilha Solteira
A diretoria do Projeto Corpo e Mente em Movimento participou da missa durante o ofertório
Membros da Cáritas de Fernandópolis também estiveram presentes na celebração

 

Últimos Posts