COMIDI da Diocese de Jales promove Encontro de Formação Missionária no final de semana

Por Bruno Gabaldi

Assessor de Comunicação da Diocese de Jales

 

Nos dias 04 e 05 de outubro aconteceu na Escola Vocacional, em Jales, o Encontro de Formação Missionária da Diocese de Jales, com o tema “Sinodalidade e Missionariedade”, assessorado pelo padre Redentorista Antonio Niemiec, natural da Polônia e atualmente membro das Pontíficias Obras Missionárias Nacional.

O curso foi promovido pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), da Diocese de Jales, e reuniu cerca de 40 pessoas, dentre elas alguns visitantes da Diocese de Paranavaí-PR.

O encontro seguiu durante todo o sábado e, no domingo, pela manhã, foi celebrado o Jubileu 2025 “Peregrinos de Esperança” do COMIDI com a Santa Missa, às 7h30, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Assunção, presidida por Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales, e pelos padres José Aparecido Ferro Martinez, vigário geral e assessor eclesiástico do COMIDI, e Antonio Niemiec.

Em entrevista, o padre polonês Antonio Niemiec ressaltou que “a vocação da Igreja é missão. Por isso, meu conterrâneo São João Paulo II dizia que todo cristão, pelo batismo, é consagrado para a missão. O modo da Igreja ser no mundo é caminhar juntos, ser comunhão, que tem um único objetivo: a evangelização”.

Pe. Antonio deixou uma mensagem para todos os diocesanos, dizendo que “somos missionários da esperança, em benefício de todos os povos, todas as pessoas. Devemos revigorar nossa vocação cristã. Participe das atividades nas suas paróquias e comunidades e viva seu chamado como batizado”.

O vigário geral da diocese, Pe. José Ferro Martinez, mais conhecido como Pe. Zezinho, reforçou que “a Missionariedade e Sinodalidade estão intrinsicamente ligadas. A Sinodalidade é o modo de ser Igreja e o caminho da missão. A Missionariedade é a razão de ser da Igreja, pois a comunhão sinodal é o que fortalece e impulsiona a missão da Igreja no mundo.”

 

CAMPANHA MISSIONÁRIA

Durante a formação, Pe. Antonio Niemiec citou a Campanha Missionária de 2025, que neste ano tem como tema “Missionários da Esperança entre os povos” e o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), escolhido pelo saudoso Papa Francisco em sintonia com o Jubileu da Esperança.

A campanha convida os fiéis a serem portadores da esperança que vem de Cristo em meio às realidades do mundo. Durante esse período, paróquias, escolas e comunidades católicas promovem diversas atividades, como celebrações, formações, novenas e experiências missionárias.

Através da Campanha Missionária e de outras iniciativas, as Pontifícias Obras Missionárias reafirmam o compromisso da Igreja Católica com a missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se engajarem ativamente na difusão do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

 

BIOGRAFIA

Padre Antônio Niemiec nasceu em Libusza, na Polônia, no dia 12 de setembro de 1963. Entrou na Congregação dos Missionários Redentoristas em 1983, na Polônia onde estudou filosofia. Veio ao Brasil ainda seminarista, em 1988 e estudou teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica do Salvador, em Salvador (BA).

Fez sua profissão perpétua no dia 1 de agosto de 1990, em Bom Jesus da Lapa (BA) e foi ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 1990 em Salvador (BA). A sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 21 de julho de 1991, em Bom Jesus da Lapa.

Vigário paroquial, na paróquia da Ressurreição do Senhor, em Salvador, 1992; formador de seminaristas da teologia, em Salvador, 1992-1996; superior nas casas de formação, em Salvador, 1992-1996; membro da equipe responsável pelos Missionários Redentoristas Leigos, 1993-1997; membro da Equipe Itinerante das Missões Populares Redentoristas, 1997; coordenador do Centro Missionário Redentorista, em Salvador, 2011-2013; professor da Sagrada Escritura no Instituto de Teologia, em Ilhéus-BA, 2003-2010; professor da Sagrada Escritura no Instituto de Teologia da Universidade Católica do Salvador, em Salvador, 2014-2015; membro da Comissão Nacional das Equipes Missionárias Redentoristas, 2016-2017.

Atualmente é membro das Pontíficias Obras Missionárias Nacional.

 

Últimos Posts