FRATERNIDADE E ECOLOGIA INTEGRAL: Projeto Agrofloresta é lançado na Chácara Jerusalém, em Santa Fé do Sul

Por Bruno Gabaldi,

Assessoria de Comunicação da Diocese de Jales

*Com informações da Secom da Prefeitura de Santa Fé do Sul

 

No dia 13 de abril, foi implantado em Santa Fé do Sul/SP o Projeto Agrofloresta na Chácara Jerusalém, com apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, da Câmara Municipal de Vereadores e da Paróquia São João Batista, uma ação que simbolizou o gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema refletido foi “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

De acordo com as informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Fé do Sul, a iniciativa ocupará 9 mil metros quadrados da área da chácara, onde estão sendo plantadas mudas nativas e frutíferas, contribuindo para a formação de uma mata fortalecida, a recuperação do solo e o aumento da fertilidade da terra por meio da decomposição natural de galhos e frutos.

A Chácara Jerusalém, mantida há décadas pela Pastoral Social da Paróquia São João Batista, é referência na acolhida e recuperação de dependentes químicos, somando à sua missão social um importante projeto de sustentabilidade ambiental.

O evento contou com a presença dos padres Rodolfo Cabrini e Tiago Vinicius, dos coordenadores da chácara e dos atuais internos para recuperação, de representantes da pastoral, além do Prefeito Evandro Mura, do presidente da Câmara Municipal, Wagner Lopes, e dos vereadores Ronaldo Lima e Teresinha do Gavas, como também do secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Ortêncio Vieira.

Segundo a Câmara Municipal, foram destinados aproximadamente R$ 102 mil em emendas impositivas para o custeio da Chácara Jerusalém.

 

O QUE SÃO

Os sistemas agroflorestais são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e produzir alimentos de forma ecológica.

Estes sistemas são formas de cultivo que buscam o equilíbrio entre a produção de alimento e a natureza. De uma maneira muito particular, esta prática olha os ecossistemas naturais como aliados da agricultura, que ajudam no restabelecimento da saúde ecológica de lavouras. Combinam num mesmo local, o plantio de árvores, arbustos e ervas com espécies variadas para consumo e comercialização.

Dentre os benefícios estão: sombra para o gado, proteção de ventos, produção de madeira, equilíbrio do microclima e do clima, material para a fabricação de artesanato, entre outros. (Fonte: https://florestasdofuturo.files.wordpress.com/2013/06/agrofloresta-aprendendo-a-produzir-com-a-natureza.pdf)

 

Fotos: Secom da Prefeitura de Santa Fé do Sul

 

Últimos Posts