Bruno Gabaldi
Assessoria de Comunicação da Diocese de Jales
No domingo, 17 de agosto de 2025, foi realizada a 41ª edição da Romaria Diocesana de Jales que, neste ano, teve como lema “Unidos em Cristo, com Maria, cuidamos de nossa Casa Comum”, celebrando o Jubileu de Ouro – 50 anos da Catedral de Jales e os 65 anos de instalação da Diocese de Jales, tendo como inspiração a Campanha da Fraternidade de 2025 – Ecologia Integral “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Neste ano, a Romaria Diocesana teve início às 14h com concentração na Igreja Santo Expedito. A caminhada iniciou às 15h e teve como destino a Praça Euphly Jalles, onde foi celebrada a Santa Missa presida por Dom Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, e concelebrada pelos padres da diocese e diácono, como também a presença dos seminaristas e das religiosas.
De acordo com a organização, cerca de 600 pessoas realizaram peregrinações de diversas localidades da diocese, ressaltando os peregrinos de Rubinéia, Fernandópolis, Auriflama e Palmeira d’Oeste. “A expectativa era de que 400 peregrinos iriam caminhar neste ano e realmente o engajamento e a participação surpreendeu a diocese”, comentou o Pe. Mário Roberto Rodrigues Faria, responsável pelos peregrinos.
O bispo de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, ressaltou a importância da Romaria para a Diocese de Jales, principalmente neste ano em que se celebra o Jubileu da Catedral. “Neste Ano Jubilar, celebramos também os 50 anos da nossa Catedral Diocesana que se torna a casa comum de todos os diocesanos que buscam Maria da Assunção como medianeira junto a Jesus Cristo que nos chama a responsabilidade para com seu Reino”, disse o bispo.
O padre Valter Lucato Campano Junior, pároco da Catedral de Jales, reforçou que “assim como a Terra é a casa comum de toda a família humana, a Catedral é o coração da Diocese. E como cristãos católicos, somos chamados a cuidar da Terra e de nossa Catedral Diocesana”.
PEREGRINOS
Ao final da celebração, Dom Reginaldo cumprimentou a todos os romeiros que, de acordo com as informações, se aproximam dos 10 mil, e recordou a participação especial do garoto Nicolas, de apenas 6 anos, que fez sua peregrinação com uma bicicleta de Fernandópolis à Jales. Também lembrou do peregrino de 90 anos, Mário Faria Filho, pai do Pe. Mário Roberto Rodrigues Faria, que participou da 8ª Caminhada da Fé de Rubinéia à Jales.
ROMARIA
A Romaria Diocesana, desde o seu início, tem como finalidade celebrar a história da Diocese de Jales e o dinamismo eclesial e a unidade da diocese à luz da Palavra de Deus, que se concretiza por meio das suas ações pastorais, catequéticas, missionárias e sociais, formando cristãos atuantes na saúde, na educação, na política e na economia, almejando qualidade de vida para todos e a vivência dos valores do Reino de Deus.
FOTOS – CRÉDITOS: Equipe Pascom – Assessoria de Comunicação Diocese de Jales / Lia Nunes / Luciano Teles Oliveira – Equipe Pascom Paróquia Santa Riata de Cássia de Fernandópolis / Leonildo Rodrigues da Silva – Santa Fé do Sul / Pascom Pontalinda / Pascom Santo Expedito de Jales / Canal 10 / Pacom Peregrinos


































































































































































































