Assessor Diocesano: Pe. Wilson Alves da Silva
Coordenador Diocesano: Sandro
e-mail: [email protected]
A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja para o enfrentamento, de maneira concreta, do problema social da exclusão, miséria e violência. Nasceu em 1998, na 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas. Na diocese de Jales foi criada em 2001, e hoje com mais de 100 agentes voluntários que vieram de diversas áreas profissionais, que fizeram o curso de formação de agentes de pastoral. Hoje somos 11 grupos de autoajuda distribuídos em nossa diocese, que é desenvolvido com reuniões semanais. Essas reuniões estão baseadas na reflexão e na vivência de doze temas bíblicos que pretende levar a uma conversão, a um programa de vida nova.
O Grupo de Autoajuda trabalha com qualquer tipo de dependência – química ou não, alcoolismo, tabagismo, vícios em geral, manias, compulsões ou pecados, auxiliando no tratamento de depressão e outras relacionadas aos transtornos emocionais.
A metodologia utilizada tem como objetivo restaurar o equilíbrio emocional das pessoas que compartilham as mesmas dificuldades, através de uma experiência individual com JESUS CRISTO libertador.
A Pastoral da Sobriedade propõe ainda 5 linhas de ação:
- Na PREVENÇÃO ao uso de drogas.
- Na INTERVENÇÃO junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela.
- Na RECUPERAÇÃO do dependente químico.
- Na REINSERÇÃO FAMILIAR E SOCIAL do dependente em sobriedade.
Na ATUAÇÃO POLÍTICA onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo.