Diocese de Jales

Liturgia Diária / Evangelho:

|

Santo do dia:

Notícias › 02/07/2019

O que fará o Papa em Moçambique, Madagascar e Maurício

A Sala de Imprensa do Vaticano informou que o Papa viajará a Moçambique, Madagascar e Maurício, de 4 a 10 de setembro como “Peregrino da Paz”.

O Vaticano divulgou também a programação do Papa Francisco nesta nova Viagem Apostólica a ser realizada à África, no próximo mês de setembro.

O Pontífice visitará as cidades de Maputo, Antananarivo e Port Louis.

Programa oficial passo-a-passo

A viagem inicia-se em Roma no dia 4 de setembro quando Francisco parte do Aeroporto Internacional de Fiumicino às 8h (horário italiano) com destino a Maputo, em Moçambique.

Chegando à ex-colônia portuguesa, a cerimônia de boas-vindas acontece no final da tarde no aeroporto local.

No dia seguinte, em 5 de setembro, o Papa fará uma visita de cortesia ao presidente, no Palácio “Ponta Vermelha”, onde também encontrará as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. Nessa ocasião Francisco fará o seu primeiro discurso.

Ainda pela manhã, no Pavilhão Maxaquene, o Pontífice vai falar aos jovens num encontro inter-religioso.

Depois do almoço na Nunciatura Apostólica, o Papa desloca-se até a Catedral da Imaculada Conceição onde o estarão aguardando bispos, sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas, catequistas e animadores que esperam pelo terceiro e último discurso que Francisco proferirá naquele dia.

Moçambique, 6 de setembro

No dia 6 de setembro, o Papa visita o Hospital de Zimpeto e, em seguida, dirige-se ao estádio local para a Santa Missa.

Logo no início da tarde, Francisco se despede de Maputo e viaja a Antananarivo, em Madagascar, onde será recebido em cerimônia de boas vindas no aeroporto.

Madagascar

Depois da chegada a Antananarivo na tarde do 6 e das cerimônias de boas-vindas ainda no aeroporto, para a manhã do dia 7 de setembro, está prevista uma visita de cortesia ao presidente no Palácio Iavoloha.

Em seguida, logo após estar com o Presidente, o Papa dirige-se até o Ceremony Building, para um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático.

Será nesta ocasião que Francisco pronunciará seu primeiro discurso no país.

O Papa também vai celebrar, ainda neste mesmo dia, a Hora Média no Mosteiro da Ordem das Carmelitas Descalças.
Logo após o almoço, o Papa Francisco dirige-se para a Nunciatura Apostólica.

Francisco encontra-se com os bispos na Catedral de Andohalo dirigindo-lhes um discurso para, depois visitar a sepultura da Beata Victoire Rasoamanarivo.

O último compromisso do dia será com os jovens no Campo Diocesano de Soamandrakizay, quando o Pontífice pronunciará um discurso.

O Papa voltará ao Campo Diocesano no dia 8 de setembro para presidir a celebração de uma Santa Missa. Depois do almoço, Francisco terá a ocasião de visitar a Cidade da Amizade de Akamasoa.

Para este dia está prevista uma oração com os trabalhadores no canteiro de obras de Mahatzana e deverá acontecer o tradicional encontro com os sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas no Colégio Saint Michel.

Segunda-feira, 9 de setembro: Maurício

Na segunda-feira, 9 de setembro, logo pela manhã, o Papa Francisco deixa Madagascar e parte para Maurício, quando será recebido em cerimônia de boas-vindas ainda no aeroporto de Port Luis.

Francisco dá continuidade a sua visita ainda pela manhã celebrando uma Santa Missa no Monumento de Maria, Rainha da Paz.

Depois do almoço, serão realizadas as visitas ao Santuário de Père Laval e ao Palácio Presidencial, onde irá encontrar o presidente do país, o primeiro-ministro e as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. Esta visita será encerada com um discurso do Pontífice.

Neste mesmo dia, o Papa Francisco retorna a Antananarivo.

Terça-feira, 10 de setembro

No dia 10 de setembro o Papa Francisco retorna a Roma, encerrando, então, sua Viagem Apostólica a Moçambique, Madagascar e Maurício. (JSG)

Via Gaudium Press

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.