Nota Explicativa – 2º Domingo do Advento e Solenidade da Imaculada Conceição

Na Liturgia da Igreja, celebramos a obra da nossa redenção, isto é, o mistério Pascal de Jesus Cristo. Embora venere com especial amor e devoção a Virgem Maria ao longo do ano litúrgico, e, sendo seu culto um elemento intrínseco dentro das celebrações litúrgicas anuais, o culto mariano é essencialmente cristológico, pois tudo o que é relativo à Virgem Maria refere-se a Cristo e tudo depende Dele.

No tempo do Advento a Liturgia é uma preparação radical para a vinda do Salvador, e recorda com frequência a bem-aventurada Virgem Maria (cf. Is 11, 1.10).

Em princípio, os Domingos do Advento têm precedência sobre todas as solenidades, no entanto, “No Brasil, por determinação da CNBB e autorização da Santa Sé, esta solenidade é sempre celebrada no dia 8 de dezembro, mesmo que este dia seja Domingo do Tempo do Advento” (Missal Romano, página 715), ou seja, no 2º Domingo do Advento de 2019 celebraremos a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria (cor litúrgica é o branco e canta-se o Glória).

A Coroa do Advento permanece como símbolo forte, e é acesa a segunda vela.

Invocando a proteção de Maria, um abençoado Advento a todos.

Cúria Diocesana de Jales, 29 de Novembro de 2019

Padre Valter Lucato Campano Junior
Assessor Diocesano para a Liturgia

Confira a nota na integra:

Nota 2 Domingo do Advento