Na manhã desta quarta-feira (1 de março), Dom Demétrio Valentini, Bispo Emérito de Jales, celebrou a Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas no Santuário da Trindade em Jales.
A missa deu início ao tempo da quaresma, tempo este que os cristãos vivenciam quarenta dias de penitência, oração e jejum. Um tempo especial para a conversão pessoal e comunitária.
A penitência, jejum e oração, prepara os fiéis para a pascoa do Senhor que é a luz do mundo, conduzindo o seu povo para sair das trevas.
Para os antigos Judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer; que somos pó e que ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3,19).