MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO

Dom José Reginaldo Andrietta
Bispo Diocesano de Jales

Jales, 22 de dezembro de 2017.

Queridos irmãos, queridas irmãs.

No Natal e no Ano Novo renovamos nossa esperança acolhendo a luz divina. “O povo que andava na escuridão viu uma forte luz” (Is 9,1). Essas palavras de Isaías são inspiradoras para nosso tempo marcado por trevas. A opressão sofrida por nosso povo, hoje, é similar à do Povo de Deus em outros tempos. Assim, o mesmo Deus que libertou a Israel do jugo denunciado por Isaías, é quem nos liberta hoje.

O jugo que pesava sobre o povo, foi destruído porque um menino nos foi dado. Ele se chama Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz (cf. Is 9,3). Assim proclamou Isaías. Assim, nós, cristãos, proclamamos hoje, reafirmando nossa confiança em Deus. Ele nos transborda de esperança e nos enche de alegria e paz, mediante seu Espírito santificador (cf. Rm 15,13).

Os que dominam este mundo nos causam sofrimentos. Em Cristo, porém, somos libertos. Jesus testemunhou o caráter libertador de sua missão (cf. Lc 4,16-21) e nos confiou a responsabilidade de continuá-la. Após dizer aos discípulos, vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo, exortou-lhes a fazer resplandecer sua luz, por meio de boas obras (cf. Mt 13-16). Somos, portanto, desafiados à ação.

Qual tipo de ação? De reação aos mecanismos de opressão? Não basta. Necessitamos ser proativos, afinal Cristo nos confiou o seu Reino. Qual projeto de sociedade devemos, então, construir como sinal do Reino? Como agir para que esse Reino se torne realidade? Nossa ação deve ser, sem dúvida, inteligente, portanto, sempre mais coletiva, organizada e solidária. Que seja esse nosso compromisso para 2018!

Eliminemos, então, de nossos corações o que nos divide. Acolhamos a graça de Deus, dissipemos o temor e lutemos pelo que é justo para conquistar a fraternidade e a paz!

Feliz Natal e um abençoado Ano Novo!

Últimos Posts