Jales volta a sediar o Dia Nacional da Juventude, reunindo centenas de jovens

“Juventudes em defesa da Vida dos Povos e da Mãe Terra”, este é o tema escolhido pela Pastoral Juvenil da CNBB, para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2017, evento este que acontece em sintonia com todas as Dioceses do Brasil e reúne as juventudes para um encontro de unidade entre a diversidade de expressões na Igreja Católica. Na Diocese de Jales se realizará no dia 29 de outubro na Escola Vocacional em Jales, a partir das 9h da manhã.
O DNJ que é promovido a cada ano em uma cidade diferente da diocese, volta neste ano para a sede, que já foi local de muitas manifestações de fé da juventude diocesana.
Com uma proposta diferenciada a Coordenação Diocesana da Juventude (CDJ), resgatará pelo segundo ano o FestJovem, Festival Cultural que as juventudes expressam através da música, dança, teatro e poesia o tema proposto. Em tempos atrás na Diocese de Jales se realizava o FestiJovem promovido pela Pastoral da Juventude, envolvendo todas as paróquias e grupos de jovens. Os festivais de música, contava com eliminatórias nos setores classificando os finalistas, que ao final recebiam prêmios em dinheiro.
Na nova configuração a coordenação decidiu não haver competição, devido ao mundo competitivo do dia a dia, sendo ao final todos vencedores, promovendo a fraternidade e a unidade na diversidade.
A estimativa de público deste ano é de aproximadamente 800 jovens, como na edição anterior do ano de 2016 que se realizou na cidade de Ouroeste, reunindo os jovens de toda a diocese, com a união dos movimentos e pastorais que possuem trabalho com a juventude nas comunidades.
Durante a tarde acontecerá o Evangeliza Show com a Participação do Missionário da diocese, Igor Sant’ Ana, e logo após,encerrando o DNJ, Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Reginaldo Andrietta.
Para o evento foi preparado uma landing page (diocesedejales.org.br/dnj2017) com todas as informações, e também com espaço para o preenchimento da ficha de inscrição para as apresentações do FestJovem.

O Dia Nacional da Juventude
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país, em todos os estados. A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral.
O Dia Nacional da Juventude (DNJ), historicamente, propõe temas relevantes e atuais para trabalho nos grupos de jovens. Após o período de preparação e desenvolvimento dos temas nos grupos, normalmente, cada diocese organiza um evento com todos os grupos de jovens para celebrar o DNJ, no final do segundo semestre.
Em 2017 a opção pelo tema “Juventudes em defesa da Vida dos Povos e da Mãe Terra” e lema “Os humildes herdarão a Terra” (Salmo 37,11) nos remete ao documento Laudato Si’ (Papa Francisco) e também à campanha da Fraternidade 2017.