Os recentes acontecimentos e o desenrolar político na Venezuela fizeram aumentar o fluxo de venezuelanos em direção à fronteira com a Colômbia, em busca de melhores oportunidades.
O Bispo da Diocese colombiana de Cúcuta, Dom Víctor Manuel Ochoa Cadavid, observou que a questão é preocupante visto a situação social e econômica dos habitantes do país vizinho, onde as famílias não conseguem ter o mínimo necessário para viver com dignidade.
A Igreja Católica colombiana desempenhou um papel fundamental em fornecer assistência humanitária já no mês de agosto de 2015, quando milhares de colombianos e venezuelanos haviam sido expulsos em massa da Venezuela.
“Distribuímos alimentos, remédios, e os sustentamos com o necessário. Se for o caso, o faremos novamente, por solidariedade com nossos irmãos”, disse o Bispo em nota enviada à Agência Fides.
Dom Ochoa havia feito tais declarações à mídia local em 3 de abril, ao comentar a reunião realizada em 27 de março entre dois Bispos de fronteira: Dom Víctor Manuel Ochoa Cadavid e Dom Mario del Valle Moronta, respectivamente da Diocese de Cúcuta (Colômbia) e de San Cristóbal (Venezuela).
Entre as decisões tomadas no encontro, estão a ajuda solidária em favor das populações dos dois lados da fronteira e a programação de um encontro dos párocos das dioceses de fronteira.
Fonte: Rádio Vaticano