FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2024, “Fraternidade e Amizade Social” é desafiador e nos convida a redescobrir o amor responsável e aberto para todos(as), pois permite valorizar as relações fraternas, independente até mesmo da proximidade físicas, dos afetos, das preferências, dos gostos, numa atitude de reconciliação e reconhecimento de que somos todos irmãos e irmãs.

É preciso direcionar e focar nosso olhar superando o medo e todos os tipos de preconceitos sem distinção de pessoas. É preciso ter dentro de nós a esperança que em Cristo encontramos razão de uma fé comprometida que nos leva a perceber as pessoas, que devemos expressar nossa fraternidade humana.

Neste sentido a quaresma como caminho de revisão de vida, de reencontro com valores cristãos, nos ajudará a percorrer este retiro espiritual. É um tempo favorável, a misericórdia de Deus. Ela é graça e se tornará bençãos para nós, se nos abrirmos para percorrer este caminho com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), como uma bússola para irmos adiante.

Os subsídios apresentados pela Equipe Nacional são variados, juntos somam elementos constitutivos que se torna um programa valioso nesta missão que renovará nossas relações de amizade maduras. É necessário fortalecer o sentimento de pertença a família, a comunidade de fé e ao exercício da cidadania neste mundo adoecido. Até a natureza clama e grita por cuidado e respeito.

Nossas comunidades eclesiais devem estar motivadas a compreender, abraçando a temática da Campanha da Fraternidade numa atitude de unidade da Igreja no Brasil, superando qualquer desafio que possa se apresentar. É preciso estarmos apaixonados na missão que evangeliza.

Portanto, que em nossas comunidades sejam superadas as polarizações e cresça a consciência de sermos Igreja criada por Cristo, assumida por nós, no nosso batismo. O mundo da violência, do ódio, das fake news e de tantas outras formas de mentiras não nos pertence. O natural para nós e a comunhão, a fraternidade, a solidariedade, a unidade na diversidade.

Que todos possam viver a experiência que a quaresma nos proporciona, neste processo de conversão pessoal e comunitário. Ao final, assumamos como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, no Domingo de Ramos, 24 de março. Que o tema e o lema ampliem as nossas reflexões e diminuam as distâncias entre nossos irmãos, que juntos atuemos pela casa comum.

Pe. Mário Roberto Rodrigues Faria

Assessor da Campanha da Fraternidade da Diocese de Jales