Formadores dos seminários da Província de Ribeirão Preto (RP 1 e 2) realizam encontro de formação

Na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, memória de São Tomé, na Cúria Diocesana de Barretos, foi realizado o Encontro Anual para formadores. Participaram o Arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva e os bispos de província (Dom Paulo Beloto, Dom Eduardo Pinheiro, Dom Milton, Dom José, Dom Reginaldo, Dom Antônio Vilar, Dom Moacir de Freitas) representando as dioceses da província.

Estiverem presentes mais de 50 participantes, entre reitores e formadores das nove dioceses, representando os vários seminários e casas de formação.  O encontro formativo contou com o tema: “Cenários da Igreja e o novo perfil do clero, desafios para a formação”, com a assessoria do Prof. Dr. Pe Edvagner Tomaz da Cruz, da Diocese de Jales.

O reitor do Seminário de Jales e Presidente da OSIB Sul 1, Pe. Edvagner, apresentou alguns dos vários cenários da Igreja, o perfil dos padres novos e também os desafios para as Equipes de Formação, que acompanham os seminaristas. Após a exposição do tema foi realizado um momento de reflexão em grupos, e um frutuoso trabalho de plenário.

A reflexão foi concluída com o desafio de construir uma síntese dos trabalhos, servindo como documento motivacional apresentando os desafios e metas de formar padres e ser padre para a Igreja de hoje.

Últimos Posts