Diocese de Jales

Notícias da Diocese › 06/05/2022

Encontro Diocesano da Pastoral do Mundo do Trabalho

CONVITE

O Papa Francisco, em sua Carta Apostólica Patris Corde (Com Coração de Pai) afirma que o trabalho em condições dignas propicia realização para o trabalhador e sua família. “Uma família onde falte o trabalho está mais exposta a dificuldades, tensões, fraturas e até mesmo à desesperada tentação da dissolução. Como poderemos falar da dignidade humana sem nos empenharmos para que todos, e cada um, tenham a possibilidade dum digno sustento?”

Por vezes, os trabalhadores assalariados(empregadas domésticas, catadores de laranja, cortadores de cana, comerciários, bancários, funcionários públicos, professores, assistentes sociais, psicólogos, motoristas, secretárias, agentes de saúde), profissionais liberais (advogados, contabilistas, artistas, agricultores) e outros não se dão conta do quanto contribuem para a sociedade.Muitos trabalham em condições precárias ou sequer conseguem o trabalho.

A Igreja realiza sua missão nessa realidade por meio da Pastoral do Mundo do Trabalho. Essa Pastoral é fundamental sobretudo nos tempos atuais de grande desemprego, extrema precariedade no trabalho e reduzida proteção social. Ela desenvolve processos formativos com trabalhadores e trabalhadoras, ajudando-lhes a compreender as causas de seus problemas relacionados à realidade do trabalho, e a vislumbrar soluções inspiradas em valores cristãos.

A Pastoral do Mundo do trabalho está se organizando em nossa Diocese com o apoio da Cáritas Diocesana. Convidamos as Paróquias, Quase-Paróquias e Pastorais, e os Movimentos e Organismos de nossa Diocese a colaborarem com a organização dessa Pastoral, divulgando e enviando representantes para o Encontro Diocesano da Pastoral do Mundo do Trabalho, que será realizado na Escola Vocacional, no próximo dia 14 de maio, sábado, das 14 às 16h.

Cordialmente, em Cristo.

Dom Reginaldo Andrietta

Bispo Diocesano, Presidente da Cáritas Diocesana de Jales

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.