Dom Reginaldo realiza visita pastoral em Fernandópolis
visitaPastoralFernandopolis2017
Diálogo entre as pastorais dos núcleos de Fernandópolis

Entre os dias 03 a 05 de fevereiro, Dom José Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales, esteve em Visita Pastoral na Paróquia Santa Rita de Cássia em Fernandópolis.

Na programação, Dom Reginaldo Visitou as Regiões Pastorais que compõe os Núcleos I,II e III. Esteve reunido com representantes de pastorais, movimentos e comunidades que compõe cada Região. Nos encontros realizados, o bispo ouviu as lideranças de cada comunidade. Todos tiveram a oportunidade de expor opiniões, dificuldades e esperanças para o futuro. Além disso, Dom Reginaldo teve a possibilidade de celebrar em cada Região onde aconteceram os encontros e reuniões.

O objetivo da Visita de Dom Reginaldo, além de conhecer melhor as Comunidades, de estar junto com o povo e convivendo com os Padres e Irmãs, demonstrando o carinho e o cuidado do Pastor, foi o pedido feito pelos de Padres do Município de Fernandópolis apresentando a necessidade da constituição de 3 novas Paróquias: São Pedro (Jd. do Trevo), Santo Expedito (Jd. Morada do Sol) e São Bernardo (Jd. Planalto). A constituição das Paróquias passa por um processo de discernimento e reflexão envolvendo várias instâncias diocesanas e a visita do bispo faz parte desse processo de discernimento.

Sobre a Visita Pastoral

A Visita Pastoral é canonicamente prevista, portanto oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz em toda Diocese, ao menos a cada cinco anos (CDC 396). Na Visita Pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10, 27: “Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem”. É como o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais.visitaPastoralFernandopolis2017-2

O bispo, como pastor, exerce, na Visita Pastoral, o seu múnus de ensinar, santificar e reger, levando às comunidades o mandamento: “O Senhor visitou e redimiu o seu povo” (Lc 1, 68). É o momento para o bispo conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou para servir. É um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com os padres e fiéis.

Sua presença na Paróquia deve ser um sinal da presença do Senhor, que visita o seu povo na Paz. A presença do bispo na comunidade paroquial revela a importância e beleza do testemunho de comunhão da Igreja em torno do seu bispo e da unidade da Igreja Universal.

A Visita Pastoral permite ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral; a tomar conhecimento de tudo, dos passos concretizados e das dificuldades existentes no trabalho de evangelização.