Diocese de Jales participa de encontro da Comissão de Liturgia do Regional Sul 1

A Comissão de Liturgia do Regional Sul 1 da CNBB, promoveu um encontro com lideranças e representantes das Dioceses do sub-regional Ribeirão Preto 2, no dia 08 de novembro. Participaram o bispo auxiliar de São Carlos e referencial para a Liturgia no Regional Sul 1 da CNBB, Dom Eduardo Malaspina, representantes das diocese de Jales, Barretos, Votuporanga, Catanduva e São José do Rio Preto, sede do encontro no Serviço Social São Judas Tadeu.

Na oportunidade, a Diocese de Jales foi representada pelo Administrador da Catedral Nossa Senhora da Assunção e Assessor Diocesano de Liturgia, Padre Junior Lucato, que é membro da Comissão de Liturgia do Regional Sul 1, também participaram do encontro os padres Uilian Oliveira, Valdair Aparecido, Geraldo Trindade e Nilze Maria Fernandes de Morais, da Paróquia São Pedro de Fernandópolis.

Padre Junior destacou a importância de reunir os representantes das dioceses, para discutir como está à caminhada da dimensão litúrgica, em cada diocese, de acordo com cada realidade.

A programação foi realizada em duas etapas. Durante a manhã a Comissão Estadual se reuniu de forma híbrida, desenvolvendo assuntos ligados a pauta que foi discutida posteriormente. No período da tarde, com o grupo ampliado foram realizadas partilha das realidades. Entre os assuntos discutidos estiveram à visita ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, durante a Visita Ad Limina Apostolorum, realizada em setembro.

Apontamentos

As lideranças, durante a partilha das atividades, apontaram para a necessidade de descentralização das ações. Representantes das Dioceses de São José do Rio Preto e de Votuporanga partilharam os esforços para a constituição do Diretório dos Sacramentos. A iniciativa de Jales, voltada à criação e formação dedicada aos Corais Diocesanos, foi elogiada (em muito, também, quando se considera a meta futura de criação de um “hinário” para aquela Igreja Particular). Informações também deram conta da constituição de Comissões de Artes Sacras. A Diocese de Barretos alinhou as ações ao Jubileu de Ouro que será celebrado. Catanduva tem retomado os trabalhos, nesse retorno das atividades pós-pandemia, a partir de uma nova coordenação. O bispo de Votuporanga, Dom Moacir Aparecido de Freitas, igualmente contribuiu com suas impressões acerca da caminhada litúrgica no sub-regional RP 2.

Com informações e fotos de André Botelho – Assessoria de Imprensa – Diocese de São José do Rio Preto.

Últimos Posts