Diocese de Jales foi representada no 11º MUTICOM
Padre José Antonio e Edivaldo Mella no 11º Muticom

A 11ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação – Muticom – foi realizada na cidade de Goiânia, capital de Goiás com representantes de 22 estados do Brasil. Entre os dias 18 e 20 de julho reuniu mais de 600 participantes, entre eles o Padre José Antônio Soares, Assessor da Pastoral da Comunicação e o Edivaldo Mella Janasco, Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação, representando a Diocese de Jales.

Com o tema “Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social”, o evento refletiu sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da comunicação.

Irmã Joana Puntel e Irmã Helena Corazza lança livro “Os Papas da Comunicação”

O Centro Pastoral Dom Fernando da Arquidiocese de Goiânia, se transformou na Cidade da Comunhão, com trilhas do conhecimento, baseadas nos três eixos temáticos, com palestras simultâneas, e grandes conferências centrais, com nomes como Moisés Sbardelotto, Ir. Helena Corazza, das Irmãs Paulinas e Nilson Klava, da Globo News.

Dom Joaquim Mol na Abertura do 11º Muticom “Queremos um evento com a participação pública da Igreja no campo da comunicação, facilitadora da democracia e da responsabilidade social, que são os temas envolvidos nessa edição.”

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães abriu os trabalhos e esteve presente todos os dias do evento. Em mensagem dirigida aos agentes da PASCOM da Diocese de Jales, Dom Joaquim Mol reforça a importância dos agentes nas comunidades.

“Neste momento tão importante da Igreja, reunidos muitos profissionais da comunicação e agentes da PASCOM, nós aprofundamos o tema da comunicação em relação a Democracia e a Responsabilidade social. Saibam vocês sobre tudo, agentes da PASCOM, o mais importante neste processo todo são vocês nas comunidades, lá na base, que fazem da comunicação uma excelente ferramenta de evangelização ”, ressaltou.

Edivaldo Mella e Padre José Antonio com o Coordenador Nacional da PASCOM, Marcus Tullius e a Secretária Nacional da PASCOM Patricia Luz

Este ano, o Muticom acolheu também a cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, cuja transmissão será feita pela TV Pai Eterno, no próximo dia 31 de julho, a partir das 20h, e será dividida em quatro blocos.

Foram quatro dias de muito aprendizado e fortalecimento pastoral. O Pe. José Antônio Soares, que além de padre, é formado em jornalismo, afirma: “Com certeza a comunicação transforma vidas, e nós somos chamados a nos posicionar em relação ao outro de forma ética. Que a nossa missão através da PASCOM, nos ajude a dar visibilidade a todas as ações pastorais da nossa igreja, a serviço desta comunicação que valoriza a democracia e, que compartilha e confirma nossa responsabilidade social, amar e servir a Deus através dos meios de comunicação.” concluiu o Padre.

Pe. José Antonio e Edivaldo com o Representante da Diocese de Nazaré (PE), Dênes de Souza, no encerramento em Trindade

O encerramento do evento foi no Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade.

Confira o clipe de encerramento do 11º Muticom, produzido pela Pascom do regional Sul 2 da CNBB: