Decretos › 17/03/2020

DECRETO DE AUTORIZAÇÃO PARA ABSOLVIÇÃO GERAL NO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

DOM JOSÉ REGINALDO ANDRIETTA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA, BISPO DIOCESANO DE JALES, AOS QUE ESTE DECRETO VIREM E OUVIREM, SAUDAÇÃO, PAZ E BENÇÃO NO SENHOR.

Considerando os Cânones 960-964 do Código de Direito Canônico; o Documento 90 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que apresenta a Legislação Complementar ao Código de Direito Canônico para o Brasil sobre a Absolvição Geral, tratando da aplicação do Cânon 961; os riscos de transmissão e contaminação do Covid-19 (Corona Virus), pandemia que tem atingido vários países do mundo, incluindo o Brasil; DECRETO QUE, EM TODAS AS CONFISSÕES A SEREM REALIZADAS DURANTE OS PRÓXIMOS DOIS MESES, OS PRESBÍTEROS DA DIOCESE DE JALES CONCEDAM A ABSOLVIÇÃO GERAL AOS FIÉIS.

Considerando, também, a necessidade de autêntica contrição de coração e reconciliação com Deus, a absolvição sacramental deve ser concedida, exclusivamente, em Celebrações Penitenciais Comunitárias, com adequada catequese, conforme o Rito do Sacramento da Penitência.

Os fiéis deverão tomar conhecimento deste decreto no início dessas celebrações penitenciais e serem orientados a confessarem seus pecados graves, individualmente, em outra oportunidade.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, no dia 17 de março de 2020.

Dom José Reginaldo Andrietta

Bispo Diocesano de Jales