CORAÇÃO DE JESUS: FORNALHA ARDENTE DE AMOR!

Dentre tantas formas de se expressar o amor, Deus expôs o coração que é fonte de inúmeros sentimentos e emoções para corresponder a uma profundidade de maneiras do homem transmitir e testemunhar a vida. É diante do coração de Deus que é amor que toda a humanidade é convidada a mergulhar sua vida para obter ainda mais bênçãos e graças.

Como alcançar este objetivo? Ora, uma das revelações mais intimas do amor de Deus para os homens é a Pessoa de Jesus Cristo: Salvador do mundo, quis redimir a todos os povos se entregando no madeiro da Santa Cruz. Quando ali já estava sem vida, os Evangelhos nos narram a cruel atitude dos soldados quando perfuraram com uma lança o Coração de Jesus que verteu por terra sangue e água (Cf. Jo 19, 34), sinal da salvação de Deus pelos homens.
O coração é o símbolo que melhor demonstra a união de todos os sentimentos de uma pessoa. É nele que são guardados os desejos e os anseios mais sinceros. E foi justamente o Coração amoroso de Jesus a ser perfurado. Foi aquele o sinal de derrota do Cristo, Servo sofredor? Não! Afinal, Jesus ressuscitou!

A ressurreição de Cristo nos garante que o seu coração bate vivo e forte por todos nós. É um coração ardente em chamas que nos convida sempre a termos fidelidade e amor. É este mesmo coração que celebramos no próximo dia 07 de junho: o Sagrado Coração de Jesus.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus se iniciou com Santa Margarida Maria Alacoque onde por dezessete anos recebeu inúmeras aparições de Jesus que suplicava a ela: “Meu coração está tão apaixonado de amor pelos homens, e por ti em particular, que não podendo mais conter em si as chamas de sua ardente caridade é preciso que as espalhes por teu intermédio e lhes reveles, para que se enriqueçam com seus preciosos tesouros….” (Cf. autobiografia de Margaria). Hoje, a devoção ao Coração de Jesus é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. São nelas que devemos procurar conhecer a nossa razão de ser e o verdadeiro conhecimento de nossos propósitos. Nelas, temos a oportunidade de elevar nossas almas ao Coração de Jesus e pedir para que com a pureza de sentimentos deste coração limpe todos os nossos vícios e pecados e nos dê sabedoria para seguir em frente de acordo com os ensinamentos sagrados.

Celebrar o Sagrado Coração de Jesus é celebrar a vitória do Cristo vencedor da morte e que conduz a humanidade sempre no caminho do bem e do amor. Referência maior temos pelo testemunho e missão dos Sacerdotes ao qual Jesus tem uma profunda intimidade: homens que transmitem a verdade e a fé do Senhor.
Jesus que é fonte de todas as bênçãos e graças nos pede também essa adesão ao Seu Coração para que possamos arder de amor pela missão sendo Suas testemunhas. Por isso, no Coração Sagrado de Jesus, confiemos e exultemos de alegria por vivermos plenamente o amor que pulsa por todos. Avante, mensageiros do Coração de Jesus!

Na alegria de celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, junto a Ele neste dia 07 de junho na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Auriflama, SP), consagro também a minha vida pelo Ministério que me será confiado ao 1º grau da Ordem: o Diaconato. Na semana seguinte, dia 14, o Seminarista Tiago Vinicius também recebe este Sacramento na Paróquia São João Batista de Santa Fé do Sul. Rezando e confiando em Deus, servindo com amor, rogamos ao Senhor: Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso, amém!

Vitor Rafael da Silva Aguiar
Candidato ao Diaconato transitório da Diocese de Jales