Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute processo sinodal na Diocese de Jales

O Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado da Diocese de Jales esteve reunido no domingo, 10 de dezembro de 2023, na Escola Vocacional em Jales. O conselho é um instrumento importante de participação, reflexão e acompanhamento da caminhada da diocese. Ao longo do ano os membros se encontram em dois momentos, nos meses de junho e dezembro.

Participam do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado, o Clero Diocesano, Leigos(as) do Conselho Diocesano de Pastoral; um(a) representante de Religiosos(as); um(a) representante de cada paróquia e quase-paróquia; um(a) representante de cada coordenação diocesana de pastoral, movimento e organismo; dois seminaristas do ano mais avançado de formação. O encontro foi coordenado pelo Bispo Diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta e o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Eduardo Lima.

A reunião teve como objetivo dar continuidade ao processo sinodal na Diocese, a partir das conclusões da 1ª Sessão do Sínodo e delinear o Planejamento de Pastoral Diocesana para 2024, sobretudo com as atividades programadas pelos Setores. Além de dar continuidade à construção do Perfil das Comunidades Eclesiais Missionárias na Diocese de Jales.

O bispo diocesano, Dom Reginaldo Andrietta, destacou que a reunião é uma oportunidade para avaliar o ano em curso e projetar o vindouro, “temos como projeção desenvolver a missionariedade em nossa Igreja Diocesana, sendo essa a orientação da Igreja no Brasil, a partir de realidades específicas, com a construção de Comunidades Eclesiais Missionárias”, explicou.

“A reunião é importante para podermos articular nossas ações pastorais, com o desenvolvimento da pastoral de conjunto e ainda nos colocar em sintonia com o documento síntese da 1ª Sessão do Sínodo, refletindo sobre os pontos apresentados em nossa diocese”, concluiu Dom Reginaldo.

Em grupos os participantes refletiram pontos apresentados no documento síntese da 1ª Sessão do Sínodo. Pe. Edvanger Tomaz da Cruz, coordenador da Comissão Diocesana para o Sínodo, explicou que este momento possibilita que a diocese possa analisar sua caminhada a partir do relatório produzido após as atividades em Roma, “principalmente com os leigos em um encontro como esse, temos a oportunidade de ler, refletir e rezar o relatório, quais as luzes que ele pode nos indicar em nossa caminha”, finalizou.

Os participantes também contribuíram no desenvolvimento dos Planejamentos Pastorais dos Setores da Diocese. O coordenador diocesano de pastoral, Pe. Eduardo Lima, enfatizou que “é uma forma de encaminhar os trabalhos para o ano de 2024, tendo em vista, o planejamento participativo diocesano, ele está sendo elaborado, é discutir as ações de cada pastoral, movimento, organismos, das paróquias e comunidades, tendo em vista sempre a nossa caminhada sinodal”, reforçou Pe. Eduardo.

Participar do conselho é caminhar juntos, disse a integrante da Equipe Diocesana de Grupos de Família, Neusa Sabadin, “em comunhão com a diocese, a reunião nos orienta, apresentando de forma aberta e dinâmica um norte para as nossas ações, essa participação é fundamental”.

Últimos Posts