Comunidade Senhor Bom Jesus de Vicentinópolis comemora 105 anos de história com programação especial

A Comunidade católica de Vicentinópolis, distrito de Santo Antônio do Aracanguá se prepara para celebrar, no dia 6 de agosto seu padroeiro Senhor Bom Jesus e de modo especial seus 105 anos de história.
Para marcar a data, uma programação especial foi preparada, com celebrações eucarísticas e quermesses. A festa é realizada pelo conselho administrativo, pastorais e movimentos, sob a orientação do pároco, Padre Joilson Domingos André.
“Tudo está sendo organizado com muito carinho, tanto a parte religiosa, quando a festiva. Há todo um cuidado de se pensar em cada detalhe para realmente deixar marcado esse momento especial na história da comunidade”, destaca o sacerdote.

HISTÓRIA

Diante da necessidade de conhecer a formação da Comunidade, o início das suas atividades, a época da sua instalação, os motivos que levaram as famílias a se instalarem em suas imediações e as razões pela escolha do padroeiro, um professor, morador do distrito resolveu levantar dados históricos, através de uma extensa pesquisa em Prefeituras, Cartórios de Registro de Notas e Imóveis e documentos públicos.
A pesquisa foi concluída em 2012 e apontou que não há uma data oficial da fundação da Comunidade, mas documentos comprovaram que o primeiro registro de propriedade em Vicentinópolis ocorreu em 1912, onde há o reconhecimento da área de terras de propriedade da “Igreja Matriz de Vicentinópolis”, a Igreja dedicada ao Senhor Bom Jesus.
Desde então, 1912 é considerado o ano do nascimento da Comunidade. Em 2012, a comemoração dos 100 anos ganhou um presente especial, o início da construção de um novo templo, que já está em fase de acabamento.

TRADIÇÃO

As tradicionais quermesses com leitoa recheada, frango assado, porções, bebidas, doces e muita música ao vivo ocorrem nos dias 05, 12 (com show da banda W Brasil realizado pela prefeitura de Aracanguá – às 23h) e 19 de agosto, a partir das 20h, no salão paroquial. O leilão de gado e prendas está previsto para acontecer no dia 27, às 10h, também no salão paroquial.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

O tríduo em louvor ao padroeiro Senhor Bom Jesus começa na sexta-feira (04), com a Missa que terá como tema “Senhor Bom Jesus e a vocação de presbíteros”, recordando o dia de São João Maria Vianney – padroeiro dos sacerdotes e o Ano Vocacional Diocesano. A celebração ocorre às 19h30 e será presidida pelo Padre Rodolfo, de Fernandópolis-SP.
No sábado (05), também às 19h30, o Padre Silvio, de Nova Luzitânia-SP conduz a Santa Missa do segundo dia do tríduo, com o tema “Senhor Bom Jesus, filho de Maria”, em sintonia com o Ano Nacional Mariano da CNBB.
No dia do Senhor Bom Jesus – 06 de agosto, a festa começa bem cedo, às 6h com alvorada festiva. Mais tarde, às 15h acontece a missa solene em louvor ao padroeiro, que contará com a presença dos padres que já atuaram na comunidade e do bispo emérito de Jales, Dom Demétrio Valentini. O tema escolhido para a celebração foi “Com Senhor Bom Jesus celebramos nossa história de sermos chamados a viver em comunidade”. A cerimônia será realizada dentro da nova igreja que está sendo construída para melhor acomodar os fiéis.
“É um momento especial que a comunidade está vivendo. O dia do padroeiro, os 105 anos de história e poder celebrar pela primeira vez dentro da nova igreja, que era um sonho e aos poucos vai se tornando realidade. Por isso venha você também celebrar conosco”, convida padre Joilson.

Por Gustavo D’Angelo
Pascom – Comunidade Senhor Bom Jesus