Diocese de Jales

Liturgia Diária / Evangelho:

|

Santo do dia:

Comunicados › 16/02/2021

Comunicado de Dom Reginaldo Andrietta

Dom José Reginaldo Andrietta

Bispo Diocesano de Jales

COMUNICADO AO CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL AMPLIADO, AOS CONSELHOS PASTORAIS PAROQUIAIS E ÀS COORDENAÇÕES DIOCESANAS DE PASTORAIS E MOVIMENTOS

Jales, 16 de fevereiro de 2021.

Estimados irmãos, estimadas irmãs.

Desde o segundo semestre do ano passado, quando nossa Diocese reiniciou a participação dos fiéis nas celebrações, o clero, ouvindo o Conselho Diocesano de Pastoral, tem procurado visualizar o caminho a percorrer para recomeçarmos, com muito cuidado, as atividades pastorais e catequéticas, também, presenciais. As condições ainda não são seguras. Se estas se tornarem favoráveis, projetamos recomeçá-las, presencialmente, no tempo Pascal.

Entretanto, algumas dessas atividades poderão começar a ser parcialmente presenciais desde o início de março, se os padres, com os Conselhos Pastorais de suas Paróquias e Quase-Paróquias, bem como os padres, com as coordenações diocesanas das pastorais e dos movimentos que assessoram, aprovarem e assumirem a responsabilidade de orientar e monitorar, rigorosamente, a aplicação dos protocolos sanitários, considerando o seguinte:

Os padres e os coordenadores dessas atividades deverão assinar, conjuntamente, um “Termo de Responsabilidade”, contendo as exigências a serem cumpridas. Essas atividades poderão ocorrer somente em locais que possibilitem o distanciamento mínimo de dois metros entre os participantes, preferencialmente igrejas e salões paroquiais. Esses locais, especialmente os assentos, deverão ser devidamente higienizados, antes e logo após essas atividades.

Quanto às atividades catequéticas com crianças e adolescentes, enquanto não forem presenciais, propõe-se que os(as) catequistas privilegiem as conversas e reuniões com pais e mães das crianças e dos adolescentes, para implicar-lhes, progressivamente, na dinâmica da catequese, com vistas, inclusive, a avançarmos na direção da Catequese Familiar. Convém que os padres e outros agentes, sobretudo da Pastoral Familiar, colaborem com essa iniciativa.

Recomendo-lhes que nos municípios, onde há várias paróquias, se procure formas comuns para o consentimento e realização dessas atividades presenciais, com o objetivo de se evitar incompreensões dos fiéis leigos e leigas sobre eventuais diferenças de procedimento entre essas paróquias. Aproveito para solicitar-lhes que ajudem a organizar e expandir em suas comunidades e seus municípios, a “Rede de Protetores da Vida”, da Diocese de Jales.

Cordialmente, em Cristo.

Dom Reginaldo Andrietta

Bispo Diocesano de Jales

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.