Justificativa:
Nas avaliações pastorais da Diocese, constata-se que a formação bíblica, em todos os âmbitos da Igreja, é limitada, e quando ocorre poucos se interessam. A Bíblia é, ainda, pouco lida, estudada e meditada. A Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina), que é fonte fundamental para a espiritualidade cristã, é pouco compreendida e praticada. Anseia-se uma ampla Animação Bíblica da Vida e da Pastoral para que os católicos tenham familiaridade com a Bíblia e as comunidades, pastorais, movimentos e organismos da Diocese usem-na, de modo efetivo, em todas as suas atividades. Essa Animação Bíblica, coordenada pelo Comissão Bíblica Diocesana e conduzida pelas Equipes de Animação Bíblica da Pastoral (ABP) devem orientar-se pelos seguintes objetivos, metas e meios:
Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo
e-mail: [email protected]
Celular / WhatsApp: (11 ) 97978 8892
Acesse o planejamento completo da Comissão Bíblica Diocesana: PLANEJAMENTO – Comissão Bíblica Diocesana
- Promover nas comunidades, nas pastorais, nos movimentos e em todos os organismos e ambientes de vida comunitária de nossa Diocese: a leitura, a interpretação/compreensão, a meditação/oração, a atualização, a celebração e o anúncio da Palavra de Deus.
- Propiciar condições para que a Palavra de Deus edifique a comunidade, seja-lhe alimento, propicie conversão permanente e inflame o coração de todos os seus membros para o testemunho, a missão e a solidariedade.
- Implicar todos os agentes pastorais da Diocese na Animação Bíblica da Vida e Pastoral. Meios:
– Reuniões e encontros formativos.
- Organizar Equipes de Animação Bíblica da Pastoral em nível setorial e paroquial, em conexão com o Projeto de Comunidades Eclesiais Missionárias.
Meios:
– Clero ser o primeiro incentivador das Equipes de ABP.
– Pessoas em todas as comunidades como agentes da ABP, disponíveis a conhecer melhor a Palavra e transmitir a formação bíblica que receberem.
- Formar continuamente as lideranças da ABP (clero; catequistas; ministros da Palavra; coordenadores de pastorais, movimentos e serviços).
Meios:
– Curso de Formação Bíblica Permanente na Escola Vocacional, a partir de 2021.
– Oficinas de trabalho com palestras e atividades grupais para a formação básica de agentes multiplicadores da ABP nos Setores. Temas: O que é a Bíblia? Como ler a Bíblia? Quais são os recursos para lermos e interpretarmos a Bíblia corretamente? O que é e como se faz a ABP?
- Integrar a ABP na dinâmica das comunidades e pastorais, e dos movimentos e organismos, com atenção especial à Lectio Divina.
Meios:
– Tornar a Lectio Divina conhecida e praticada pelas comunidades, pastorais, movimentos, equipes e fiéis em geral.
- Ajudar a Equipe Diocesana de Subsídios a utilizar o método da Lectio Divina nos subsídios elaborados, sempre à luz da realidade de nossa Diocese.
Meios:
– Reunião com a Equipe Diocese de Subsídios (março de 2020).
- Ajudar a promover o Mês da Bíblia (setembro) em todas as comunidades.
Meios:
– Publicações, meios de comunicação social, redes sociais e outros recursos.
- Ajudar a Escola de Animadores de Comunidades a aprimorar sua formação bíblica.
Meios:
– Estreita colaboração com a Escola de Animadores. – Atualização do programa, conteúdo e método, e das atividades dessa Escola.
- Buscar formas para realizar a ABP, também virtualmente.
Meios:
– Uso de aplicativos e plataformas virtuais apropriadas.
Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo – Coordenador/Assessor
André Fabiano Lucas Leite (Auriflama – SP)
Antonio Wanderlei Sversut (Santo Antônio do Aracanguá – SP)
Dulcinei de Souza Trevisan (Fernandópolis – SP)
Sem. Igor Kawakame Rathlef (Seminário Dioc. N. S. da Assunção)
Ir. Irelina Francisco Ramos (Marinópolis / Sta. Albertina – SP)
Ir. Irene Cardoso Prestes (Fernandópolis – SP)
João Gimenez Barciela Marques (Fernandópolis – SP)
Mariluci Zanusso Torres Castelete (Jales – SP)
Reginaldo Boaroto (Fernandópolis – SP)