CNBB entrega Prêmios de Comunicação nesta sexta-feira, 28 de abril

Em 1967, no Palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, foi entregue, pela primeira vez o prêmio de cinema da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O “Margarida de Prata” foi concedido ao filme do cineasta Paulo Gil Soares, “Proezas de Satanás na Vila do Leva-e-Traz”.  A partir daquele ano, com certa regularidade anual, grandes figuras do cinema nacional foram homenageadas pelos bispos por filmes que colocaram em relevo valores humanos e cristãos.

Na noite desta sexta-feira, 28 de abril, em todas as TVs de inspiração católica no Brasil, será realizada a festa do jubileu de 50 anos de entrega do “Margarida de Prata” como também serão concedidos os outros prêmios que foram criados nas últimas cinco décadas pela CNBB. O prêmio de Imprensa, “Dom Helder Câmara”; o de Rádio, “Mircrofone de Prata”; o  prêmio de TV, “Clara de Assis”. E para celebrar esse cinquentenário, os bispos decidiram criar um novo prêmio para contemplar trabalhos feitos exclusivos no ambiente da internet, como portais, sites, blogs, iniciativas em redes sociais e aplicativos. Esse prêmio recebeu o nome de “Dom Luciano Mendes de Almeida” e teve seu troféu construído pelo artista plástico Silvio Batistela, da Fraternidade do Mosteiro da Anunciação, da cidade de Goiás (GO).

Menções Honrosas

Para destacar a importância da festa, a CNBB fez cinco Menções Honrosas a personagens do mundo do cinema que foram entregues por Dom Orani Tempesta na Cúria da Arquidiocese do Rio de Janeiro que se liga ao cineteatro de onde é transmitida a cerimônia. Este espaço se localiza na cidade de Trindade (GO) e pertente à Associação dos Filhos do Pai Eterno (Afipe). É uma sala de cinema construída na primeira metade do século passado, restaurada recentemente e que se tornou um moderno estúdio de TV.

Os homenageados foram: Prof. Miguel Pereira, crítico de cinema, professor da PUC Rio e organizador do “Margarida de Prata”; Silvio Tendler, cineasta que ganhou seis vezes o prêmio da CNBB; Dira Paes, coprodutora e atriz de um filme que ganhou o “Margarida de Parta”; Rodrigo Santoro, ator brasileiro com atuação no cinema mundial que atuou em dois filmes premiados pela Conferência dos Bispos e a atriz Fernanda Montenegro que representa grandes obras do cinema nacional e que atuou em dois filmes que ganhou o “Margarida de Prata”.

O espetáculo

Ambientado como cerimônia de premiação de cinema, o programa de entrega dos prêmios da CNBB será apresentado pela jornalista Claudia Belo e pelo ator Tiago Benetti. A presidência da CNBB, os membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e vários bispos do regional Centro Oeste da CNBB estarão representando todo o episcopado e entregando os prêmios aos ganhadores.

A produção do programa fez um trabalho especial para destacar os três finalistas de cada categoria de quatro prêmios. O “Margarida de Prata” ficou de fora dessa pré-seleção por se tratar de sua festa jubilar. Os profissionais e suas obras serão devidamente citados e os ganhadores subirão ao palco para receber as estatuetas.

Últimos Posts