Maria Alice Antunes Serapião (Irmã)

Nasceu no dia 31 de maio de 1958, em Santa Clara D’Oeste, SP. Filha de Teodolino Serapião e Germana Antunes Serapião. É a mais velha de três filhos. Após uma infância simples e pobre, mas feliz pela liberdade da vida rural, aos nove anos de idade sua família foi para São Paulo, em busca de melhores condições de vida.

Desde a infância desejava se consagrar a Deus e servi-lo inteiramente, tendo a primeira inspiração nas missões populares realizadas na cidade. Mas precisando ajudar financeiramente a família retardou a realização da  chamada vocacional. Aos vinte anos conheceu e ingressou no Pontifício Instituto Mestras Pias Filippini, em São Paulo, cujo carisma é educação e catequese. Isso aconteceu em 11 de fevereiro de 1979. Seguiu todos os passos da formação e, em 1985, a profissão perpétua.

Em preparação para a educação, concluiu o Magistério em 1983. Posteriormente cursou a Faculdade de Ciências com Habilitação em Matemática, concluindo em 1990. E, Curso de Especialização “Sociedade e Desenvolvimento Regional”, de 2003 a 2005;

Para a formação religiosa e pastoral, além da formação inicial no Instituto, e cursinhos diversos, fez Curso de Teologia de um ano para Religiosas no Pontifício Instituto Regina Mundi, em Roma, de 1990 a 1991 e Curso de Extensão “Iniciação Teológica à Distância”, pela PUC-Rio, de 2005 a 2007.

No decorrer do tempo foi assumindo trabalhos que a obediência me indicava, como: auxiliar de contabilidade, de 1980 a 1989 e 1991; professora de Educação Infantil, Ensino Religioso e Educação Artística, de 1981 a 1986. Além, de matemática, lecionou diversas disciplinas em Escolas de Ensino Fundamental e Médio do Estado de Mato Grosso de 1995 a 1997 e 2002 a 2013.

Ministrou catequese em comunidades paulistanas, nos bairros próximos à Casa Provincial, de 1979 a 1994. Posteriormente, a partir de 1995 até 2013, tendo sido enviada a Juina, MT, assumiu diversos serviços: animação das comunidades, coordenação diocesana de pastoral, coordenação diocesana da catequese, pastoral da saúde, carcerária, liturgia e canto e outros.

Em 2005, saiu das Mestras Pias Filippini e ingressou na Associação Missionárias da Esperança, como leiga consagrada e continuou na missão em que estava.

Em 2014, estando em tratamento de saúde e com os pais idosos e necessitados de sua presença, veio para Santa Fé do Sul, na Diocese de Jales. Aqui colabora com a Comunidade São Benedito, onde reside e a comunidade da Igreja Matriz, através da liturgia e canto e Pastoral da Saúde. Em 2017 assumiu a vice-coordenação da Pastoral da Saúde a nível diocesano. E mais recentemente, em 12 de setembro de 2018, a animação do Núcleo da CRB desta Diocese.

Data de Nascimento: 31/05/1958

Função