Carta do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jales
Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jales

Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jales

Carta do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jales

DIOCESE DE JALES – SP

“Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14).

Dom Reginaldo Andrietta:

O Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jales, assumindo ativamente a vocação de ser sal da terra e luz do mundo e ajudando na transformação da sociedade, manifesta sua solidariedade e apoio pelos ataques que o senhor vem sofrendo pelo Comunicado em Defesa da Vida da Diocese de Jales, publicado no dia 24/06/2021.

É preciso que o diálogo favoreça sempre e que as atitudes de qualquer cristão sejam realizadas de forma coerente e responsável, uma vez que Cristo nos confia a missão de sermos “sal da terra e luz do mundo”.

O Documento 105 da CNBB, intitulado “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, que foi exaustivamente refletido em nossa Igreja Diocesana quando celebramos o ano Nacional do Laicato, enfatiza que “os cristãos leigos e leigas, na Igreja e na sociedade, devem ter olhares luminosos e corações sábios, para gerar luz, sabedoria e sabor, como Jesus Cristo e seu Evangelho”.

O Concílio Vaticano II afirma claramente que a vocação universal à santidade, advém de Cristo, fonte de toda a santidade. Essa vocação universal nos faz cristão leigos e leigas, sujeitos eclesiais, mediante nossa dignidade de batizados, vivendo fielmente nossa condição de filhos de Deus na fé, abertos ao diálogo, à colaboração e à corresponsabilidade com os pastores.

Sujeitos eclesiais significa ser maduros na fé, testemunhar amor à Igreja, servir aos irmãos e irmãs, permanecer no seguimento de Jesus, na escuta obediente à inspiração do Espirito Santo e ter coragem, criatividade e ousadia para dar testemunho de Cristo, favorecendo sempre o diálogo e a partilha.

O quadro que estamos vivendo é desolador e é de todos nós a responsabilidade, sem negligenciar que a responsabilidade maior é do poder público, seja esse ou aquele.

Como cristãos, pelo batismo, fomos convidados a entrar na barca de Jesus, conscientes de que enfrentaremos tempestades, mas com Ele alcançaremos um porto seguro. Uma igreja em saída torna-se presença na vida do povo, vive suas alegrias, dores, angustias e esperanças e torna-se sinal de luz para todos. O cristão leigo consciente da sua missão, encontra-se embarcado com essa tripulação e com o leme em mãos e prontos para levantar a voz quando a vida estiver ameaçada.

Dom Reginaldo, contamos com a sua coragem, que nos é inspiradora na caminhada que escolhemos realizar, e renovamos nosso respeito e apoio.

Jales/SP, 01 de julho de 2021.

CONSELHO DIOCESANO DE LEIGOS
DIOCESE DE JALES

Últimos Posts