CARTA ÀS FAMÍLIAS DA DIOCESE DE JALES

MUTIRÃO PELA VIDA,

EM DEFESA DOS DIREITOS E DA DIGNIDADE DE TODAS AS FAMÍLIAS

Jales, 19 de junho de 2022.

Estimados irmãos, estimadas irmãs.

Por ocasião do 10º Encontro Mundial das Famílias, que se realiza em Roma de 22 a 26 de junho de 2022, dirijo-me afetuosamente a todas as famílias da Diocese de Jales, convidando-as a refletirem sobre o tema desse encontro: “O Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

Ninguém é feliz sem família, sem amor na família e sem condições dignas de vida.Atualmente,muitas famílias estão desestruturadas, com relações conjugais desfeitas, com pouco afeto e cuidado às crianças, aos adolescentes e anciões, e com poucos recursos para se manterem.

Muitas famílias sofrem enormemente por condições econômicas precárias. Milhões estão em extrema pobreza, não tendo até mesmo o que comer diariamente. O desemprego, a informalidade no trabalho, a baixa renda e muitos outros problemas sociais e carências abalam a vida familiar.

O contexto atual da sociedade não é saudável para a vida familiar. Como reverter essa situação? A Igreja propõe reconstruir o “bem-estar social e das famílias”, a partir das próprias famílias, convidando-as a entenderem e viverem sua vocação, percorrendo um caminho de santidade.

O que isso significa e implica? Vocação é chamado de Deus para uma missão. A família tem por missão ser comunidade de amor que gera, protege e promove a vida.Por isso, famílias com vocação cristã se entrelaçam em comunidades, constituindo-se Igreja em missão na sociedade.

O caminho de santidade de uma família é o caminho que Deus convida a sociedade toda a percorrer. É o caminho da fé traduzida em amor, respeito, diálogo, entendimento, compaixão, solidariedade e urgente justiça social para que nenhuma família padeça necessidades (cf. At 4,32-35).

Em comunhão com os participantes do 10º Encontro Mundial das Famílias, exorto, pois, todos os católicos da Diocese de Jales e todas as pessoas de boa vontade, a percorrerem esse caminho, unindo-se em mutirão pela vida, em defesa dos direitos e da dignidade de todas as famílias.

Cordialmente, em Cristo: caminho, verdade e vida (cf. Jo 14,6).

Dom Reginaldo Andrietta

Bispo Diocesano de Jales

Confira a íntegra do documento em PDF: Carta às Famílias – Dom Reginaldo Andrietta