Assembleia Regional dos Bispos foi encerrada na última quinta-feira

A escolha do tema da Assembleia das Igrejas Particulares, foi um dos resultados da 80ª Assembleia Regional dos Bispos, realizada em Aparecida, SP, no auditório Santo Afonso do Hotel Rainha do Brasil, entre os dias 06 a 08 de junho. O evento foi promovido pelo Regional Sul 1 da CNBB e reuniu bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral de todo o estado de São Paulo e representantes dos Organismos para debater sobre o tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da terra e luz do mundo”; o ano do laicato de 2018; a recepção e as implicações para as dioceses do Regional Sul 1”.

Segundo as propostas levantadas durante esta assembleia, a temática da Assembleia das Igrejas se fará em torno do próprio Ano do Laicato à luz do documento 105 “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da terra e luz do mundo”. O evento que será realizado nos dias 20 a 22 de outubro próximo em Itaici, SP, e deverá reunir leigos e leigas que atuam nas Igrejas locais. Segundo o Estatuto do Regional, a Assembleia das Igrejas Particulares é orgão que expressa a comunhão, a participação e a missão das Dioceses deste Regional.

Dom Pedro Cipollini, bispo diocesano de Santo André, SP, fez a apresentação sobre o tema principal da 80ª. Assembleia Regional dos Bispos. A segunda palestra foi proferida por Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, membro do Setor Leigo da Comissão Episcopal do Laicato da CNBB.

Na quarta, 07, o secretário da Secretaria de Estado da Educação, José Renato Nalini, fez uma conferência intitulada Os leigos na educação. Partindo das exposições e debates, levando em conta a realidade pastoral de cada diocese, os participantes reuniram-se em grupos e apresentaram as propostas de tema, metodologia e encaminhamentos da Assembleia das Igrejas.

O último dia do Assembleia também iniciou-se com a Celebração Eucarística, presidia pelo arcebispo de Campinas e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Airton José dos Santos.

Veja mais fotos da 80ª. Assembleia aqui!