Pastoral da Comunicação

Coordenação Diocesana:

Assessor Diocesano: Pe. Jose Antonio Soares
e-mail: [email protected]

A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. A palavra “pastoral” tem sua raiz no verbo “apascentar”, “pastorear” e no termo “pastor”. No Antigo Testamento, essas palavras são carregadas de significados. A característica do pastor na literatura bíblica é aquela de “guiar”, “conduzir”. No Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor que cuida das ovelhas, chama-as pelo nome, as conduz, caminha à frente delas e dá a vida por elas. Jesus é referência e paradigma de toda ação pastoral da Igreja. A pastoral é aquela que conduz, provê, liberta, reúne, salva, anima, e coloca-se a serviço da comunidade e de todas as pessoas.

As ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias.

Compreendendo a Pascom em sua abrangência, algumas características se destacam:

1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;

2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;

3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;

4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;

5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e

6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.

(Diretório da Comunicação para a Igreja no Brasil /245 – 248 )

Ainda não faz parte da PASCOM? Sua comunidade ainda não possui uma PASCOM? Está esperando oque!? Entre em contato com a PASCOM Diocesana e faça parte desta equipe!

A PASCOM não é mais uma Pastoral, ela age de forma transversal, ou seja, ela atua e auxilia em todas as pastorais e movimentos da igreja, sem contar que a comunicação é essencial para a vida em comunidade! Solicite informações pelo e-mail: [email protected]

Ultimas Notícias