Diocese de Jales

Cáritas Diocesana

Cáritas Diocesana

Assessor Diocesano: Dom Reginaldo Andrietta
Coordenador Diocesano: Cléia Dias

e-mail: caritas@diocesedejales.org.br

Breve Histórico da Cáritas

A Cáritas Brasileira, quando foi criada em 1956 pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi incumbida da tarefa de articular obras sociais católicas. As equipes, que vinham trabalhando para adequar-se aos novos tempos, foram gradativamente encontrando um novo sentido em torno da ideia da educação de base e da promoção humana no lugar do assistencialismo.

A nova estratégia educativa exigia o estudo da realidade para melhor compreendê-la e, assim, assumir uma postura profética que se expressava através da prática com uma pedagogia libertadora. Tendo se projetado em iniciativas inovadoras como a dos Projetos Alternativos Comunitários, foi nos anos 1990 em que a Cáritas entrou na maturidade, com equipes nacionais, regionais e diocesanas com qualificação técnica e pastoral, assumindo uma ativa liderança no conjunto das pastorais sociais.

Cáritas na Diocese

Na Diocese de Jales a Cáritas foi criada oficialmente em julho de 2008, a partir da Assembleia Diocesana presidida pelo bispo emérito, Dom Luiz Demétrio Valentini, fazendo parte do Plano de Pastoral. Com sua sede em Jales e com Estatuto próprio, ela pode se integrar com a Cáritas Brasileira e também se organizar em Cáritas Paroquiais.

Esta organização se justifica, em primeiro lugar, pela importância da caridade e solidariedade na vida cristã. A missão de defender e promover a vida, participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, com as pessoas em situação de vulnerabilidade social, econômica e direitos não assegurados. Esta missão está presente em cáritas paroquiais, pastorais e entidades sociais em que nossas comunidades assumem.

Atualmente, com a nova diretoria empossada em 2016, representada pelo Presidente, bispo diocesano Dom José Reginaldo Andrietta, a Cáritas vem atuando no sentido de assessorar projetos voltados ao fortalecimento de movimentos sociais, pastorais e entidades sociais, de forma atuante com os princípios assistencial, promocional, reivindicativa, políticas de nossas pastorais e cidadã.

A Cáritas, também atua em sintonia com a campanha da Fraternidade. Neste aspecto, mobilizando a sociedade para a responsabilidade social, participação cidadã, ter um olhar de solidariedade e lutar pela a justiça social.

A Cáritas Diocesana de Jales é uma Entidade Civil, de direito privado, de caráter beneficente e de assistência social, sem fins econômicos, tem como finalidade assessorar e articular as organizações que promovam ações sociais, a partir de um processo organizado e coletivo, promovendo a participação de grupos, comunidades e no fortalecimento das redes socioassistenciais.

Busca articular a construção de espaços democráticos em meio às políticas sociais, promovendo o protagonismo de pessoas em situações de vulnerabilidade, risco pessoal e social, lutando pela inclusão e transformação de uma sociedade desigual.

Em meio a enumeras exclusões sociais, política e econômica, a entidade visa a missão do amor fraterno, solidariedade, motivando as causas sociais e está a serviço da vida pelo irmão.

Cáritas nas paroquias

Com a ampliação das Cáritas Paroquiais, a Cáritas Diocesana vem atuando na forma de assessorar, planejar e executar os projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitações de lideranças.

A Cáritas Diocesana presta assessoria a projetos paroquiais, entidades sociais, auxiliando as comunidades a viver a dimensão social de maneira organizada, articulando metodologia participativa, assim, caminha juntas com a mesma missão, atuar em causas sociais.

Neste sentido as Cáritas Paróquias, estão instaladas nos municípios de: Auriflama, Estrela d’ Oeste, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, Pereira Barreto, Santa Fé do Sul, Três Fronteira e Urânia.

Entidades parceiras que a Cáritas Diocesana apoia na cidade de Jales: Projeto Corpo e Mente em Movimento tendo como mantenedora a SACRA – Sociedade Assistencial e Cultural da Região da Alta Araraquarense e AACAJ – Associação de Apoio à Criança e Adolescente de Jales.