Semana Missionária Diocesana é realizada em três cidades da Diocese de Jales

Na noite da última quarta-feira, dia 19, a Diocese de Jales deu início a Semana Missionária Diocesana, nas cidades de Rubineia, Marinópolis, e Fernandópolis, acolhendo os missionários com a celebração da Santa missa nas paróquias que se realiza as missões.

O Bispo Diocesano, Dom Reginaldo Andrietta esteve presente na Missa de Abertura da Semana Missionária na paróquia São Bernardo, onde os setores pastorais de Fernandópolis e Ouroeste se reúnem para as missões de casa em casa, levando esperança e a alegria do evangelho.

Os setores pastorais Jales e Santa Fé do Sul, realizam as missões na Quase Paróquia Santa Terezinha em Rubineia. Já os setores pastorais Palmeira d’ Oeste, Auriflama/General Salgado e Pereira Barreto/ Ilha Solteira, realizam as missões na Quase Paróquia Santo Antônio de Marinópolis.

Os missionários da diocese estarão em missão até domingo, dia 23. Além das visitas nas casas e comércios, os missionários terão momentos de oração, reflexão e formação durante as noites, como também uma celebração penitencial.

As Semanas Missionárias Diocesanas

As semanas missionárias da Diocese de Jales começaram no ano de 1995, ano em que o Brasil e a América Latina celebravam o Ano Missionário e da realização do 5º Congresso Missionário em Belo Horizonte.

A primeira foi realizada de 18 a 23 de julho de 1995, em Santo Antônio do Aracanguá, buscando integrar esta região distante da sede da Diocese, que por muitos anos sofreu com a dificuldade de atendimento pastoral. A partir daí a Diocese sentiu-se estimulada a investir cada vez mais na missão como forma de ir ao encontro do povo, assumindo o compromisso de realizar semanas missionárias em todas as comunidades da Diocese.

A experiência por ser positiva, levou a Diocese a incluir no seu calendário pastoral de cada ano, a realização de semanas missionárias. A época mais propícia para a realização das semanas missionárias, costuma ser no mês de julho, quando o clima de férias da metade do ano favorece a participação das pessoas.

A “semana missionária” tem como característica principal, o envolvimento de toda a diocese. As atenções se voltam para uma região do seu território, onde se fazem presentes os padres, as irmãs, e missionários e missionárias leigas, com a disposição de visitar as casas, estabelecimentos comerciais e industriais, além das entidades e instituições locais.

Com o objetivo de levar uma presença amiga, de diálogo, de reflexão, cria-se um contexto favorável para a abertura de fé, através da leitura do Evangelho e uma oração de bênção, de acordo com as circunstâncias. Busca-se uma atitude de escuta e de diálogo com as pessoas, procurando se evitar toda forma de proselitismo religioso.

Confira a entrevista com Dom Reginaldo, pelo Jornalista Alexandre Ribeiro.