Artigos › 07/03/2019

PODEMOS MELHORAR E FORTALER NOSSAS RELAÇÕES

Iniciamos o Tempo da Quaresma, momento favorável de renovação, restauração e fortalecimento da qualidade de nossa vida.

Nós somos um ser complexo e estamos sempre em constante relacionamento com tudo o que compõe nossa realidade existencial. Somos seres de relações! O tempo todo estamos nos relacionando com Deus, conosco e com as pessoas e o mundo a nossa volta. Muitas vezes tais interações não são acolhedoras, seguras, agradáveis, compreensíveis e prazerosas, mas podem ser fontes de decepções, conflitos, tragédias e sofrimento.

A maneira como nos relacionamos afeta diretamente a qualidade da nossa vida. O projeto de Deus deseja fazer nascer uma “cidade nova”, cuja lei seja a justiça e a esperança de vida, edificar o coração do homem sob os alicerces do amor.

Jesus convida todos nós a segui-Lo, tornando-se Seus discípulos. Quem aceita o chamado d’Ele inicia um processo de conversão, que quer dizer mudança de mentalidade, com a consequente mudança de atitude/vida. Não podemos nos assustar e recuarmos, pois nossa missão é edificar e não demolir.

A Quaresma nos convida a conversão que é fruto de uma construção diária. É nossa tarefa ter, cada vez mais, consciência de nossa relação com Deus, com a gente mesmo, com as pessoas e o mundo, criando relações novas de fraternidade e de vida.

Para chegar nessa mudança é necessário exercitar-se, e muito! Um caminho para ajuda são os exercícios espirituais próprios do tempo quaresmal: a Oração, o Jejum e a Esmola ou Caridade. Essas três práticas são formativas da vontade humana no seguimento de Jesus Cristo. Esta tríplice dimensão nos conduz a um caminho penitencial de encontro, renovação e fortalecimento, que enfatizam a qualidade de nosso relacionamento com Deus (Oração), consigo mesmo (Jejum) e com o próximo (Esmola/Caridade).

Iluminados pela Palavra de Deus possamos iniciar e viver este tempo favorável como precioso dom do Senhor para uma vida renovada e coerente. É possível, pois com Deus nós podemos ir além.

Veja como está suas relações, para que sejamos amor no mundo!

Pe. José Antonio Soares
Paróquia São Francisco de Assis – Santa Albertina-SP