Peregrinos na fé em defesa da vida - Diocese de Jales

Peregrinos na fé em defesa da vida

0

No dia 15 de agosto, na solenidade de Nossa Senhora da Assunção, a Diocese de Jales celebra seu aniversário de instalação, completando 58 anos. Desde 1985, quando a Diocese completou seu “Jubileu de Prata”, deu-se início a Romaria Diocesana. 

Com o lema: “Cristãos Leigos e Leigas, Sal da Terra e Luz do Mundo”, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato, a Diocese vem se preparando como todos os anos para esse grande momento de devoção do nosso povo. Esta celebração tem uma grande participação, dos cristãos leigos e leigas. De diversas maneiras e lugares de nossa Diocese, os fiéis manifestam sua devoção. Neste dia de caminhada, são muitos os clamores apresentados a Deus por milhares de romeiros que peregrinam animados pela fé e pela esperança. Assim, a Romaria se traduz em uma manifestação em defesa de uma vida digna, justa e fraterna em harmonia com a Igreja do Brasil.

Pela Romaria ouvimos a voz de Jesus, nosso mestre e Senhor que clama: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Este, é um direito e dever de todo ser humano lutar pela vida. À luz do Concílio Vaticano II, a Igreja tem buscado ser no mundo instrumento de reflexão, ação em favor sobretudo dos mais necessitados e marginalizados.

A Romaria, também, nos ajuda a avançar em nossa identidade missionária no mundo e a cada ano identificamos novos passos e compromissos.

Em 2017 celebramos nossa Romaria em consonância com a Mãe Aparecida, pelos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul. Com o lema: “Com Maria nos Libertamos das Novas Escravidões”. Com este lema, o povo se manifestou em forma de clamores e compromissos. Clamores referentes a vida, a família, a saúde, a paz no mundo, a libertação dos vícios, as realidades do Brasil e seus governantes. Dos compromissos destacaram-se servir melhor a Igreja, os irmãos e a comunidade, ajudar o próximo, orar mais, participar nas missas, encontros, novenas, terços e continuar firmes na fé.

Desta vez, celebrando o Ano do Laicato, temos a certeza de que todos os seres humanos que vivem em um mundo conflituoso como nos dias atuais precisam estar apoiados em Cristo, viver como verdadeiros irmãos, unidos na fé e fortalecidos na missão a qual todos somos chamados.

Precisamos de líderes autênticos e comprometidos frente a realidade, ou seja, pessoas de boa vontade, profetas, que assumam a sua missão na família, na Igreja e na sociedade, que lutam em favor do bem comum. Só assim vamos celebrar bem nossa Romaria Diocesana vivendo como verdadeiros peregrinos do Reino de Deus.

O Doc. 105 da CNBB nos lembra que é necessário superar a vivência de uma fé intimista e individualista. Os clamores do Reino de Deus e do mundo no qual vivemos, exige de todos nós sermos “pessoas de Deus no meio do mundo e pessoas do mundo no coração de Deus”.

Como romeiros que peregrinam neste chão, busquemos construir o reino do ressuscitado aqui na terra, temperando a vida com o sal da esperança, da alegria e iluminando o lugar onde vivemos e trabalhamos, com a luz da fé e o testemunho cristão.

Pe. Natalino Sérgio de Araújo
Coordenado Diocesano de Pastoral

You might also like More from author

Leave A Reply

Your email address will not be published.