Pastoral Catequética

Fundamentação teológica e pastoral

A catequese está intimamente ligada à ação salvífica de Deus, que garante a transmissão da fé, de geração em geração, sem permitir que a fraqueza humana a interrompa.

Mesmo em situações em que a presença da Igreja é pouco consistente, a catequese é o ministério que permanece, de uma maneira ou outra. Ela testemunha, de modo surpreendente, a gratuidade da ação de Deus em favor de sua Igreja..

A catequese se vincula às três pessoas da Trindade.

Ela testemunha que o Pai continua atraindo para Cristo “Ninguém vem a mim, se o Pai não o atrair”( Jo 6,65).

Ela se sente intimamente associada ao Filho, a Palavra de vida, que é anunciada pela ação evangelizadora da Igreja, da qual a catequese faz parte. “A fé vem da pregação, e a pregação é pela Palavra de Cristo” (Rom 10, 17)

Ela está ligada à ação do Espírito Santo, que continua a missão que lhe foi confiada, de conduzir os discípulos à plena verdade, segundo a promessa de Jesus; “Quando vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade” (Jo, 16,13).

Por isto, todo catequista pode se sentir envolvido pela ação da Santíssima Trindade, e é convidado a cultivar uma espiritualidade trinitária, vivendo na intimidade o mistério da comunhão de Deus, e expressando confiança no poder de sua ação divina, a serviço da qual a catequese se coloca.

O objetivo da Catequese é evangelizar as pessoas, para integrá-las na comunidade e para envolvê-las na missão.

Por sua natureza, a Pastoral Catequética está ligada estreitamente com a Pastoral da Liturgia e Pastoral da Família, com as quais quer se entrosar, em vista da inserção dos catequizandos na comunidade e no envolvimento dos pais na educação da fé.