A Pastoral do Migrante no Plano Diocesano de Pastoral

A Pastoral do Migrante no Plano Diocesano de Pastoral

Fundamentação teológica

A Pastoral dos Migrantes tem uma grande inserção bíblica. Em primeiro lugar, pela escolha de um “paradigma migratório” seja na pessoa de Abraão (“meu pai era um arameu migrante”), como pela trajetória migrante de todo o Povo de Deus.

No Evangelho, Jesus coloca a acolhida ao “migrante” com terceira condição para o julgamento final da humanidade: “Era estrangeiro, e me acolhestes”.

Propostas

– Identificar as localidades que têm presença de migrantes, sobretudo os “sazonais” do corte de cana e colheita de laranjas, formar equipes de acolhida, em vista da integração dos migrantes na sociedade e na comunidade.

– Celebrar anualmente a “Semana do Migrante” (em torno do Dia do Migrante, a 22/06), incentivando os migrantes a celebrarem sua vida no contexto próprio de sua cultura, valorizados e inseridos nas comunidades locais.

Metas

– Formar uma Equipe Diocesana de Pastoral dos Migrantes, e incentivas Equipes Paroquiais onde existe a presença de migrantes.

– Valorizar os subsídios pastorais fornecidos pelo SPM.

Clique no link para baixar o folder e informativo da Pastoral do Migrante

Folder Diocese