Cáritas Diocesana de Jales

Fundamentação Teológica e Pastoral

A Cáritas é um organismo de pastoral social da Igreja Católica; sua missão é desenvolver a prática da solidariedade, testemunhando o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo ávida e participando da construção de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

A Cáritas Diocesana de Jales foi criada oficialmente na Assembleia de 2008. Com estatuto próprio e a equipe diocesana empossada, foi possível a criação das Cáritas Paroquiais. Hoje são 19 Cáritas Paroquiais e 2 nas quase-paróquias de Paranapuã e Santa Rita d´Oeste, empenhadas na missão da caridade, assumindo projetos e pastorais sociais.

Propostas

– Fortalecer a presença das Cáritas Paroquiais

– Criação da Cáritas nas comunidades quase-paróquias

– Valorizar os Projetos e Pastorais Sociais da Diocese

– Incentivar a criação de novos projetos sociais, de acordo com os problemas sociais da comunidade

– Promover em conjunto com a Igreja a Campanha da Fraternidade e as Campanhas de Solidariedade

– Articulação com outras Cáritas Diocesanas.

Metas

– Encontros semestrais para orientações e troca de experiências

– Realizar visitas nas Cáritas Paroquiais para refletir sobre as dificuldades, desafios e conquistas

– Encontros Regionais.