Diocese de Jales

Liturgia Diária / Evangelho:

|

Santo do dia:

Notícias da Diocese › 20/02/2017

Movimento Cursilho de Cristandade realizou seu 27° Cursilho de Jovens

O Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) realizou o seu 27° Cursilho de Jovens, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, na Escola Vocacional da Diocese de Jales, reunindo 100 jovens, sendo 50 novos cursilhistas e outros 50 para os trabalhos no encontro como alimentação, organização e limpeza.

O Cursilho de jovens na diocese acontece em dois momentos no ano, sempre no começo do ano e outro em julho aproveitando as férias dos jovens. O encontro é misto, reunindo homens e mulheres a partir dos 18 anos, diferente dos encontros dos adultos que acontece em um primeiro momento para os maridos e um segundo momento para suas respectivas esposas.

 “Não devemos pescar no aquário, ou seja, não podemos convidar jovens que já estão inseridos em uma pastoral ou com atividades na comunidade. Com a proposta de acolher os jovens afastados, que realizam a experiência do cursilho em três dias, e após o encontro os jovens tem o propósito de evangelizar ambientes, a se integrar na paróquia, e a vivenciar os momentos do próprio movimento” afirmou Padre Pedro Martelo Coqueiro, Assessor Diocesano do Movimento de Cursilho de Cristandade.

 O que é o Cursilho?

O Cursilho é uma palavra espanhola, que quer dizer “pequeno curso”, de pouca duração. Teve origem na Espanha, através de um grupo de jovens pertencentes à juventude de ação católica espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca – Ilha de Maiorca, em agosto de 1948. O Movimento se espalhou por toda a Espanha e transpôs fronteiras propagando-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º. Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas. Atualmente, realizam-se Cursilhos em todos os estados brasileiros.

Na Diocese de Jales está presente em 25 comunidades.

Os RETIROS acontecem em 3 dias, sempre nos finais de semana, na Escola Vocacional da Diocese de Jales, com entrada na noite de sexta-feira e saída no final do domingo.

É um encontro vivencial, com uma dinâmica própria, onde um grupo de cristãos (leigos e sacerdotes) testemunha sua caminhada e coloca para reflexão e debate temas ligados a fé e à vida.

O Cursilho é um método que gera um movimento, nos despertando e capacitando a criar núcleos de cristãos que prossigam levando aos seus vários ambientes os critérios e valores do Evangelho.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.