Diocese de Jales

Notícias da Diocese › 20/08/2019

Milhares de fiéis celebram na 35ª Romaria a abertura do Ano Jubilar de 60 anos da Diocese de Jales

Milhares de fiéis se reuniram no último domingo, dia 18 de agosto para celebrar os 59 anos de instalação da Diocese de Jales, na 35ª Romaria Diocesana, com o tema “Com Maria oramos e praticamos a Palavra de Deus”. Foi celebrado também o Dia da Padroeira, Nossa Senhora da Assunção e a Abertura do Jubileu de 60 anos da Diocese.

“O tema da Romaria corresponde ao importante desafio contido no Plano Diocesano de Pastoral, de ‘fomentar a formação bíblico-teológica e orientar a Leitura Orante da Bíblia nas comunidades’, para que sejamos mais autênticos em nossa vida cristã, portanto, evangelizadores”, afirmou Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales

O grupo da 4ª Caminhada da Fé que saiu de Santa Clara d’ Oeste com aproximadamente 100 peregrinos, passou pelos municípios de Santa Rita d’ Oeste, Aspásia e Urânia, chegando em Jales com mais de 250 peregrinos.

Os romeiros foram acolhidos na Igreja Santo Expedito, padroeiro da Cidade e Jales, e logo em seguida após a oração, iniciou a Romaria Diocesana até a Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Assunção.

Na Catedral foi celebrada a Missa Campal com todos os fiéis dos 45 municípios que pertencem a Diocese de Jales.

Dom Reginaldo destacou em sua homilia que Maria se colocou como servidora de Cristo para transformar a humanidade. “No Evangelho, no ‘Magnificat’ (Cântico de Maria) existe um projeto de sociedade sem dominações. Tanto nas relações interpessoais, até mesmo no contexto familiar onde dominações acontecem e não percebemos, no contexto do trabalho, nas relações sociais, seja, na vida institucional ou pública, e também no país pode acontecer dominações. A vocação do Povo de Deus, é justamente transformar esta realidade, para que seja de acordo com esta nova humanidade, iniciada por cristo, e nós nos inspiramos em Maria, imagem da Igreja. ”

Durante a celebração foi realizado a abertura do Jubileu Diocesano de 60 anos com o acendimento das lanternas que percorrerão os seis setores pastorais. O lema do Jubileu, “Crescendo em direção a Cristo” (Efésios 4,1-16), projeta a ação de Deus em nossa história diocesana à luz da Sagrada Escritura, visando crescer na alegria da verdadeira fé, sabendo valorizar os dons de Deus, e no amor de uns para com os outros.

O primeiro legado do Jubileu de 60 anos é o Coral Diocesano que auxiliou nos cantos da Romaria, sendo previsto para o ano de 2020 mil vozes que marcará os 60 anos da diocese. Outros legados serão trabalhados durante este período jubilar.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.