Artigos do Bispo › 20/04/2019

Dom José Reginaldo Andrietta
Bispo Diocesano de Jales

MENSAGEM DE PÁSCOA

A todas as Comunidades da Diocese de Jales e a todas as pessoas de boa vontade, dedicadas à construção de uma sociedade justa e fraterna.

Jales, 16 de abril de 2019.

Amados irmãos, amadas irmãs,

Na Páscoa de Cristo celebramos nossa própria páscoa, pois, nele nos tornamos novas criaturas. Somos vocacionados à revelação plena dos filhos e filhas de Deus (cf. Rm 8,19). Por isso, cremos que “os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que há de ser revelada em nós” (Rm 8,18).

Vivemos, ainda, em condições desumanas. Estamos nos destruindo, aniquilando a vida do planeta, nossa “Casa Comum”. A mortalidade infantil volta a crescer. Portas para o trabalho digno se fecham. Serviços públicos são sucateados. Indígenas, afrodescendentes e outros são discriminados. A violência dissemina-se, também em instituições do Estado. Clamores de oprimidos são reprimidos.

Qual canto nos inspira neste tempo de desencantos, senão o de esperança em Cristo, vencedor do pecado e da morte? Quem nele crê, ainda que tenha morrido, viverá (cf. Jo 11,25). Confiemos, portanto, em Cristo Ressuscitado! Ele nos encoraja: “No mundo, tereis tribulações, mas tende coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33); “Como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20,21).

Vocacionados à revelação plena de nossa filiação divina, devemos, pois, ser luzes para os destinos do mundo, especialmente de nossa nação, por meio de nossa participação ativa na elaboração e implementação de políticas públicas, conforme nos propõe a Campanha da Fraternidade deste ano, sob o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

Alertando-nos que os filhos deste mundo são mais espertos que os filhos da luz (cf. Lc 16,8), Cristo exorta-nos a sermos lúcidos e autênticos em nossa fé, assumindo com coragem a missão libertadora e humanizadora que ele nos confia! Que a luz de Cristo brilhe, então, em nossos corações e nossas ações!

Feliz Páscoa, em Cristo Ressuscitado! Aleluia!