Telmo José Amaral de Figueiredo (Pe.)

Pe. Telmo José Amaral de Figueiredo, nasceu no dia 26 de maio de 1962, em Rondonópolis (MT). Foi ordenado presbítero no dia 22 de fevereiro de 1986 na Igreja de Santa Rita de Cássia, em Fernandópolis.

Funções Desempenhadas até o Momento:

• Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude – Diocese de Jales – SP (anos: 1985-1991);
  • Coordenador da Etapa «Igreja e História da Igreja» da Escola Diocesana de Animadores de Comunidade, em Jales – SP (anos: 1986-1991);
  • Redator do boletim informativo diocesano «Diocese a Caminho» – Jales – SP (anos: 1985-1993):
  • Coordenador da Pastoral da Educação do Setor Fernandópolis (anos: 1992-1993);
  • Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação (anos: 1998-2001);
  • Diretor Espiritual da «Renovação Carismática Católica» (anos: 1998-2000);
  • Coordenador Líder e cofundador da ONG: Instituto de Desenvolvimento, Emprego, Integração e Apoio Social de Fernandópolis (anos: 1999-2001);
  • Professor de Sociologia nas faculdades de Administração de Empresas e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Votuporanga, Estado de S. Paulo (outubro/1999-junho/2001);
  • Professor Titular de Teologia Bíblica – compreendendo diversas disciplinas – no curso de Teologia da Associação Rio-Pretense Católica de Ensino, em São José do Rio Preto, SP (anos: 1998-2006);
  • Assessor Eclesiástico da Pastoral Universitária da Diocese de S. J. do Rio Preto (anos: 2000-2003);
  • Professor da Escola Diocesana Diaconal «Santo Estevão» – Diocese de S. J. do Rio Preto (anos: 2005-2006);
  • Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, bairro Solo Sagrado, em São José do Rio Preto (anos: 2000-2006);
  • Professor de Filosofia no curso de Direito da Faculdade de Educação, Ciências e Artes “Dom Bosco” de Monte Aprazível – SP (desde agosto de 2006).
  • Coordenador do Programa de “Nivelamento Discente” da Faculdade de Educação, Ciências e Artes “Dom Bosco” de Monte Aprazível – SP (Segundo semestre de 2007).
  • Assessor Eclesiástico da Pastoral da Educação da Diocese de Jales (ano: 2009 em diante).
  • Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Estrela d’Oeste (de 05 de fevereiro de 2010 a outubro do mesmo ano).
  • Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Retiro – Vila Mirante – Região Episcopal Brasilândia – Arquidiocese de São Paulo (março a dezembro de 2011).
  • Coordenador-Secretário do Grupo de Biblistas “Mineiro” integrado à revista Estudos Bíblicos publicada pela Editora Vozes de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro (desde o ano de 2008).
  • Membro do Conselho Científico da revista Estudos Bíblicos, Editora Vozes (Petrópolis, RJ).
  • Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB).

Cursos de Nível Superior Realizados:

• Filosofia: bacharelado obtido junto ao Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) – biênio 1979 – 1980.
  • Educação Popular e Participação Social: Curso de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), câmpus de Ribeirão Preto (SP), ano de 1982.
  • Teologia: bacharelado obtido junto ao Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) em convênio com a Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo (SP), anos 1981 a 1984. Revalidação desse bacharelado junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) através de curso de complementação realizado na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo (SP), em 2006.
  • Ciências Bíblicas e Culturas Orientais: cursos (válidos para o Mestrado) nas áreas de ciências bíblicas, arqueologia, geografia e história do Antigo Oriente, junto a École Biblique et Archéologique Française de Jérusalem, em Jerusalém (Israel), ano de 1996.
  • Ciências Bíblicas: licença (= Mestrado) em Ciências Bíblicas, junto ao Pontifício Instituto Bíblico de Roma (Pontificium Institutum Biblicum de Urbe), anos 1993 a 1997. Este diploma foi revalidado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), como sendo mestrado em Teologia.
  • Doutorado em Letras: junto ao Departamento de Letras Orientais – Programa de Estudos Judaicos e Árabes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), Câmpus de São Paulo, capital. Em 22 de fevereiro de 2017.

Data de Nascimento: 26/05/1962
Ordenação: 22/02/1986